Sempre que o consumidor vai ao supermercado ou açougue comprar carne, ele escolhe aquela peça com aquele vermelho característico, pois essa característica passa sensação de produtos cárneos mais frescos.
De fato, a cor da carne é um dos atributos com maior apelo na concepção de qualidade dos consumidores, como ressalta a professora do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da UNESP de São José do Rio Preto (Universidade Estadual Paulista), Andrea Carla da Silva Barretto:
“A cor da carne e dos produtos cárneos é considerada um atributo de qualidade de suma importância para a escolha do consumidor”. Em razão dessa característica, a indústria da carne busca realizar ações ligadas a cor de produtos cárneos, para que estejam sempre próximos do desejado.
Por que avaliar a cor de produtos cárneos?
Para produtos cárneos, a cor é uma característica ligada à aparência. Assim, Andrea explica que a avaliação da cor é importante do ponto de vista de dar maior atenção às escolhas do consumidor. “Manter a cor de produtos cárneos é importante por ser atrativa pelo consumidor e por indicar boa conservação”, ressalta.
Além disso, a professora indica que a cor pode também influenciar na percepção de sabor. “Consumidores dão melhores notas para alimentos mais escuros comparados com os claros”, diz.
A coloração ideal também representa qualidade e frescor. A professora explica que um produto que atende as expectativas do consumidor quanto à cor, qualidade e frescor tem maior chance de ser comprado/consumido por ele.
Além do apelo visual que a carne proporciona ao consumidor, há outros fatores que indicam a importância da avaliação da cor de produtos cárneos; validade e por quanto tempo mantém-se a boa aparência na prateleira via avaliação da cor e maciez da carne fresca.