Embalagens são parte integrante e essencial no atual sistema econômico da sociedade moderna, sendo impossível imaginar o mundo sem elas. Na escolha de produtos cárneos, ocorre a mesma coisa, com o consumidor geralmente considerando a aparência física do produto/embalagem como seu principal critério de escolha. Assim, as embalagens de proteínas vêm ganhando importância significativa na concepção destes consumidores. Assim, para conquistá-los, muitas empresas estão investindo pesado em pesquisas para aprimorar suas embalagens e atender as necessidades do consumidor.
Toda embalagem é caracterizada por ser o elemento primário que proporciona uma barreira entre o alimento e o ambiente, criando uma espécie de microclima interior.Como já dito, a principal função de qualquer embalagem de proteínas animais é proteger a carne nela armazenada, retardando deteriorações, estendendo a vida de prateleira e mantendo a qualidade e segurança.
Essa proteção deverá persistir desde a saída do frigorífico até o consumo, mantendo todas as características (cor, odor, sabor, textura) do produto armazenado, principalmente contra a presença de microrganismos, insetos, sujidades, entre outros.
Vale lembrar que a embalagem exerce influência sobre a qualidade e a durabilidade de carnes frescas e seus derivados, mas não poderá melhorar a qualidade inicial da carne, nem mesmo irá conservá-la indefinidamente, ou seja, o prazo de validade sempre deve ser considerado.
Além dessas características, boas embalagens de proteínas devem apresentar algumas vantagens técnicas de suma importância, tais como:
- Apresentar boa taxa de permeabilidade a gases e vapor d’água;
- Devem ser herméticas, resistindo à temperatura sem perigo de deformação permanente e sem promover a recontaminação pós-processo;
- Apresentar eficiente barreira à água, já que esta é uma importante porta de entrada de contaminantes;
- Apresentar propriedades mecânicas, que garantam boa resistência à perfuração e à tração;
- Oferecer transparência/barreira à luz;
- Deve ser livre de odores estranhos.