Quando comparado à escalda por imersão (que faz uso da água), o princípio de escalda a ar oferece importantes vantagens que certamente estimulam sua adoção. As vantagens mais importantes desta moderna tecnologia são:
- Significativa redução do consumo de água. Estudos indicam que a primeira geração de escaldadoras a ar faz uso de apenas 50 mL/carcaça de água, já na segunda geração a redução pode ser de até 75%;
- Diminuição expressiva no consumo de energia, que pode chegar a até 50%;
- Redução ou até a eliminação da contaminação cruzada, visto que não há um meio de contato entre as carcaças;
- Maior facilidade de controle das variações de temperatura de escaldagem;
- Possibilita maior facilidade de higienização e manutenção, devido ao acesso mais fácil ao interior do equipamento;
- Possui sistema de desarme automático em caso de paradas da linha de abate.
Vale a pena o investimento?
Como principal desvantagem do equipamento de escalda a ar pode-se citar seu elevado custo, visto que esse moderno equipamento ainda é relativamente caro. Muitos empresários inclusive acreditam que “não vale investir em um equipamento que não agregue valor direto ao produto”, caso desse tipo de escaldador.
Porém, essa é uma visão equivocada e até negligente, que pode sair caro. Se o empresário tiver uma visão mais ampla do seu negócio ele entenderá que a compra de um equipamento responsável pela escalda a ar trará amplos benefícios, inclusive no aspecto da sustentabilidade, tão em pauta nos últimos anos.
O investimento com a aquisição deste tipo de equipamento será pago com as economias no uso de água e energia e com a economia proporcionada pelo aumento da inocuidade de seus produtos, ou seja, a reputação junto ao mercado e clientes será o ganho mais importante decorrente da adoção da escalda a ar.