No mercado de alimentação fora do lar há um esforço constante para fidelizar clientes e aumentar seu ticket médio, dessa forma, a cada visita ao estabelecimento é possível, ao dono do negócio, almejar ampliar seu espaço no dispêndio daquele cliente com alimentação e, provavelmente aumentar suas margens.
Mas, nem sempre isso é fácil. Se é um cliente recorrente de almoço ele já tem um ticket médio regular, e, não é possível elevar os preços dos pratos a todo momento, nem sempre o cliente está disposto a consumir uma entrada ou ele dispensa a sobremesa, que poderiam aumentar o seu ticket médio e isso vai tornando a vida do gestor bastante desafiadora.
Culturalmente o brasileiro é muito seduzido pelo hábito de consumo de café para finalizar uma refeição. Com a evolução das soluções tecnológicas para tirar um ótimo café, combinado a variedade de origens e métodos só atende mal o cliente nesse requisito quem quer.
Certamente é bem óbvio oferecer café em um menu. Ainda nessa linha adicionar ótimos chás parece fazer cada vez mais sentido. Mesmo com oferta de café descafeinado a noite alguns clientes podem dispensar a oferta dele no jantar, então, os chás, podem ser ofertados.
A mixologia, dia a dia, torna-se uma forma de oferecer a resposta a alavancagem do ticket médio. Drinks alcoólicos e não alcoólicos encantam clientes quando bem executados. Eles são leves, gostosos e... altamente instagramáveis. Fundamental na contemporaneidade gastronômica, dividir com o mundo o quanto o seu momento de alimentação representa uma celebração.
Com o café e o chá foi rompida a barreira da necessidade humana. Sim, é possível ter um barista em uma cafeteria, porém, em um restaurante ou bar, nem sempre, então a tecnologia entrega soluções padronizadas. Mas e a mixologia? Sim! É necessário treinar ou empregar um profissional qualificado para tal, especialmente porque será servido no início da experiência do cliente.
Cafés, chás e drinks não devem ser relacionados a restaurantes de alta gastronomia, eles devem permear todos os tipos de modelos de negócios, adaptando a embalagem, utensilio, público e experiência a ser oferecida.
Atualmente, podemos ir visitar gelaterias e tomar um maravilhoso café, ir a uma cafeteria e aproveitar um drink excepcional, encerrar um jantar com um lindo ritual de chás.
Na edição 2023 da Fispal Food Service, teremos a oportunidade de aprender muito mais sobre esses temas com as indústrias, parceiros, expositores e nos palcos do evento.
Estamos muito animados em acompanhar! Vem com a gente!!!!