Na indústria de alimentos e bebidas, o uso de motores é uma necessidade constante. Eles são utilizados em muitas necessidades dentro do sistema de produção, seja para oferecer energia para movimentar as máquinas ou para promover o resfriamento do ambiente. Independentemente da função do motor, a busca pela eficiência energética é uma constante para todo gestor, de qualquer indústria.
Podemos tomar como exemplo os compressores de frio, amplamente utilizados pela indústria alimentícia. Quando em partida sem controle, estes equipamentos comprometem bastante a eficiência energética da indústria.
A Danfoss, empresa com foco na inovação, apresenta uma solução inteligente, eficiente e sustentável. Com o propósito de gerar uma economia de 20% a 30%, a Danfoss disponibiliza o conversor de frequência – também conhecido como drive de velocidade variável (VSD), inversor ou drive de frequência variável (VFD) – que, por meio de uma partida mais controlada, oferece um ganho em termos de energia ao setor industrial.
Conversor de frequência Danfoss: Ganho em eficiência energética na indústria de alimentos
Por definição, Douglas Rosso, engenheiro mecânico e especialista em automação na Danfoss, explica que o conversor de frequência é um dispositivo eletrônico que converte corrente alternada (AC) de uma frequência fixa para qualquer frequência.
“Basicamente, o conversor de frequência permite uma partida controlada, fazendo com que o motor não fique ligado constantemente, melhorando assim a eficiência energética”, afirma.
O especialista da Danfoss explica também que por muito tempo esses dispositivos eram eletromecânicos (conjunto motor-gerador). “Porém estes sistemas apresentavam grande deficiência e, ao longo do tempo, ficaram obsoletos e foram substituídos pelos modernos conversores”, complementa.
O conversor de frequência tem como principal característica a capacidade de ajustar a velocidade de acionamento do motor. Para isso, usa controles eletrônicos e de potência, conhecidos como escalar ou vetorial.
“Cabe ao conversor ajudar o motor a aumentar ou diminuir sua frequência, controlando sua rotação e consequentemente aumentando a eficiência energética”, salienta Douglas Rosso.
Por que ajustar a velocidade de um Motor/Acionamento é tão importante?
Como ressaltado anteriormente, os conversores de frequência são grandes aliados da indústria na busca pela máxima eficiência energética.
“Dentro da indústria de alimentos e bebidas temos conversores aplicados em quase todos os processos, tais como: compressores, ar-condicionado, esteiras transportadoras, serras, misturadores, elevadores, entre outros”, explica o engenheiro da Danfoss.
Rosso cita algumas das vantagens que esses setores industriais terão ao adotar um conversor de frequência em seus motores:
- Significativa economia de energia, devido principalmente a melhoria quanto à eficiência dos sistemas;
- Maior capacidade de controlar a velocidade do motor com os requisitos do processo;
- Modular o funcionamento do motor, combinando o torque ou potência de um inversor com os requisitos exigidos por determinado processo;
- Redução de estresse mecânico nas máquinas;
- Níveis de ruído mais baixos dos equipamentos, por exemplo, em ventiladores e bombas.
Tecnologia habilitadora dentro da indústria 4.0
O conversor de frequência Danfoss tem todas as características para funcionar como uma importante tecnologia habilitadora para inserir a indústria de alimentos e bebidas no ambiente 4.0.
Rosso destaca que o conversor de frequência da Danfoss é mais do que um simples “conversor”, passando a ser um sensor com muitas possibilidades.
“Hoje o drive é visto como um sensor capaz de coletar e calcular grandezas elétricas, além de outros benefícios de importância. Com isso, a tomada de decisão será mais assertiva”, diz.
De fato, a coleta de dados é um tema importante para softwares e algoritmos de tomada de decisão dentro da indústria 4.0. No caso dos conversores de frequência, eles têm a capacidade de passar estas informações através de suas redes industriais.
Além disso, os conversores Danfoss possuem ainda a Tecnologia Edge. “Com essa tecnologia, o próprio drive consegue tomar algumas decisões, como emitir alertas (warning) sobre o funcionamento do motor”.
Para melhor entendimento, vale conhecer o exemplo do Software CBM. Com ele, o Conversor tem a capacidade de coletar dados de:
- Vibração mecânica através de sensores externos. “Quando a vibração do motor ultrapassa um determinado limite, o sensor emitirá um alerta indicando que uma possível manutenção pode ser necessária”, explica Rosso.
- Dados de Carga e também do estator do motor. O sensor calcula uma linha base de trabalho, assim se o motor “fizer muita força” essa linha é ultrapassada e um alarme notificará o operador.
Assim, através de leitura online e da linha base, previamente calculadas, o conversor é capaz de acionar dois alarmes, evitando assim uma parada do motor, seja por vibração, travamento mecânico ou desgaste do estator.
Ou seja, caberá ao próprio drive coletar as informações, processar os dados e tomar uma decisão (warning) baseado na aplicação do cliente.
Assim, o conversor de frequência Danfoss permite que a empresa economize energia, melhore o controle dos processos da sua indústria e reduza o desgaste do motor. Para saber mais sobre as soluções inovadoras para a sua indústria, acesse o site da Danfoss.