A realidade aumentada foi um dos atrativos para os profissionais da indústria de alimentos, bebidas, embalagens e proteínas que passaram pela Fispal Tecnologia e Tecnocarne 2022. Empresas com grandes estruturas puderam mostrar como funciona o trabalho in loco, o que atraiu filas de visitantes em seus estandes.
Para Alexandre Campos Butenco, instrutor de administração do Senai e apaixonado por tecnologia, foi a primeira oportunidade de experimentar a realidade aumentada. Foi amor à primeira vista e ele gostaria de ver aplicada mais vezes mais vezes. “Sensacional. Parece que eu estava lá, poder visualizar tudo que está lá dentro da empresa é bem bacana. Poderia ser implementado para tudo, as pessoas poderiam ter um conhecimento e vivências maiores”, conta o instrutor. Ele acompanha plataformas de geomapeamento na internet e ficou impressionado com o serviço ao visitar o espaço da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
A empresa trabalha com a construção de grandes armazéns. Para transportar peças de grande porte e expor, o investimento em dinheiro e pessoal se torna inviável. A realidade aumentada, além de atrair os amantes da tecnologia, possibilita trazer mais informação com um custo menor. “O nosso produto é um armazém. É impossível mostrar aqui toda a construção da parte interna e externa de um armazém, fechamentos, telhados, é uma mega estrutura. A realidade aumentada é uma saída para que o cliente se sinta dentro de um armazém e conheça nossos diferentes sistemas, estáticos, dinâmicos, automatizados. A realidade aumentada é uma solução tecnológica, que conversa com o serviço que oferecemos e atrai quem passa pela feira”, comemora Diego Dalla Corte, supervisor de marketing da Bertolini.
Vanessa Campos Santana, coordenadora do curso de química e alimentos do Senai Góias decidiu experimentar a realidade aumentada ao ver a empolgação do colega de trabalho, Alexandre. “Foi bastante interessante, como se eu estivesse dentro da indústria e o mais legal é que a gente consegue se movimentar e se sentir parte desse local gigantesco."
Outra empresa que lançou mão da tecnologia foi a Bold, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A realidade aumentada proporcionou uma visita à matriz da empresa especializada em acrílicos e peças para máquinas. “Nossa empresa sempre esteve muito conectada ao que há de mais novo na tecnologia, a realidade aumentada é uma maneira de levar esse nosso conceito para os nossos clientes. Com a visita, eles têm noção do tamanho da nossa empresa", afirma Bruno Moura, diretor de marketing da empresa.
Para a Bold, a ideia rendeu contratos e chamou a atenção de compradores que estavam participando da Fispal Tecnologia. Eduardo Archanjo, comprador da Aplipack, empresa de rotulagem, pôde conhecer a fábrica de policarbonato através da realidade aumentada e decidiu fechar contrato, após perceber que a Bold oferecia o que ele estava procurando: solução e modernidade. “A fábrica deles é maravilhosa, me senti lá dentro, experimentando tudo. Foi o meu primeiro contato com a realidade aumentada e assim eu pude perceber que eles conseguirão a alta demanda da Aplipack.”
As melhores soluções para a indústria de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens podem ser encontradas na Fispal Tecnologia e TecnoCarne, que acontece até 24 de junho, no Expo São Paulo. Os mais de 350 expositores também estão na Plataforma Digital Fispal Tec, um espaço virtual de negócios e conhecimento que conecta as melhores empresas a um público qualificado nos 365 dias do ano. Faça aqui seu cadastro único e tenha acesso ao evento e à plataforma digital.