Ainda em fase inicial no Brasil, a Indústria 4.0 vem ganhando destaque na indústria de alimentos e bebidas nacional. Muitas empresas do setor já se mostram interessadas nas vantagens proporcionadas pelo novo conceito e buscam a melhor maneira de aplicá-lo dentro da sua realidade de negócio. E não é para menos.
Considerada a 4ª Revolução Industrial, a iniciativa propõe a união da automação, da robótica e de outras tecnologias avançadas para transformar de forma abrangente toda a esfera de produção da indústria. Dessa forma, as decisões no chão de fábrica passam a ser tomadas por máquinas de produção dotadas de sensores capazes de se comunicarem entre si, receber informações em tempo real, armazenar dados, assim como identificar e corrigir defeitos sem a intervenção humana.
“Quando analisamos os impactos da Indústria 4.0, podemos perceber que os benefícios se estendem muito além do ganho de produtividade. Vamos observar que as empresas do setor de alimentos e bebidas que primeiro se prepararem para este novo ambiente conseguirão fidelizar mais clientes, além de aumentarem sua lucratividade pelo controle do processo produtivo e de sua cadeia de valor”, aponta Paulo Roberto dos Santos, consultor especialista em Indústria 4.0.
Layout da planta do "Demonstrador Indústria 4.0 - Alimentos & Bebidas" que será apresentado na feira
E para exemplificar de forma concreta como será a Indústria 4.0 no setor de alimentos e bebidas, a Fispal Tecnologia apresentará com exclusividade o "Demonstrador Indústria 4.0 - Alimentos & Bebidas", realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, a MCK Automação Industrial e a Zorfa Tec Consultoria. Em uma área de 300 m², os visitantes poderão acompanhar de perto o funcionamento de uma linha de produção totalmente automatizada e ganhar ao final da visita um produto customizado, desenvolvido de acordo com as suas preferências. Será uma antecipação do futuro da indústria mundial, cada vez mais atenta às necessidades de seus clientes.