Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como a tecnologia 5G pode impactar a indústria alimentícia em 2023

Como a tecnologia 5G pode impactar a indústria em 2023.png

Avanços na conectividade deve ganhar força nos próximos anos, quando o 5G abrangir todo o Brasil; confira as tendências em novas tecnologias

Realizado no segundo semestre de 2021, o leilão do 5G no Brasil chamou atenção. Na ocasião, foram leiloadas diversas frequências do novo tipo de tecnologia, com as empresas vencedoras assumindo compromissos como a garantia da cobertura 5G a todas as cidades com mais de 30 mil habitantes no país, implantação de fibra ótica em locais com baixa infraestrutura de conectividade e 4G em rodovias federais. A previsão do governo federal é de que a cobertura 5G, que começou em julho de 2022 nas capitais estaduais, se espalhe para todas as cidades brasileiras até 2028.

Diante desta realidade, a indústria de alimentos deve encontrar novos desafios, mas também se beneficiar com práticas que podem melhorar a produtividade. Para nos aprofundarmos mais sobre o tema, o Food Connection conversou com Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom, empresa que arrematou o lote F8 (40 MHz na faixa 2,3 GHz) no leilão do ano passado. Ela também é presidente do Brain, Centro de Inovação em Negócios Digitais fundado pela instituição.

Relacionado: [Ebook] As possibilidades do 5G para a indústria alimentícia 4.0

"O leilão do 5G foi um passo significativo para a evolução do país dentro da economia digital.  5G não é apenas uma rede mais veloz e de mais baixa latência. Essa tecnologia possui também uma flexibilidade que vai impactar e transformar as relações de trabalho, entre empresas e até entre países. As empresas precisam identificar seus maiores problemas para utilizar a tecnologia como apoio, além da criação de novos modelos de negócio/serviço. O leilão confirmou a expectativa de entrada de novas empresas no mercado. A chegada de estreantes no setor móvel será de enorme importância para diversificar a oferta de serviços para os consumidores. Isso deve ajudar a ampliar a oferta de serviços e aumentar a competição em algumas localidades", comenta.

Milazzo afirma que é importante se preparar para transformar as informações que são geradas em vantagem competitiva, pois cada vez mais as fontes de dados irão se multiplicar, e daí a relevância em investir em tecnologia para interpretá-los e correlacioná-los, transformando conhecimento em ação. “Nossa avaliação é que é importante que haja uma movimentação o quanto antes das empresas, já que o comportamento das pessoas está mudando rapidamente", complementa.

A tecnologia 5G possibilita uma rede hiperinteligente para replanejamento de serviços e operações, principalmente em questão de coleta e análise de dados em tempo real. Conforme explica a diretora de inovação da Algar Telecom, essa rede robusta possibilita a utilização customizada de diferentes aplicações que auxiliam na eficiência operacional, produtividade, redução de custos e tomada de decisões na indústria.

Relacionado: Data Driven: uso da Inteligência Artificial no gerenciamento de dados

"Olhando para a jornada de uma indústria alimentícia, podemos ilustrar casos de uso como embarcação de sensores para captação de dados nas linhas de produção; câmeras com análise de imagens e inteligência artificial para gerar alertas de qualidade e segurança; robôs autônomos para automação dos galpões logísticos; e realidade aumentada para otimização de processos de manutenção e treinamentos. Na agropecuária, um grande potencial de aplicações também poderá ser visto com o 5G, refletindo uma maior produtividade com a troca de dados e controle remoto entre maquinários; mais informações e tomada de decisões, por meio de drones e outras tecnologias analíticas em tempo real que permitam identificar desperdícios", afirma.

Soluções disponíveis para a indústria

Zaima destaca ainda algumas soluções já existentes para a indústria envolvendo o 5G. Uma é a Smart Cooler, geladeira inteligente que possibilita ao consumidor final comprar produtos utilizando apenas reconhecimento facial após um cadastro, sem a necessidade sequer de um celular. "Com a maior largura da banda e a latência baixa do 5G, será possível enviar para a nuvem imagens de melhor qualidade ou até mesmo vídeos dos produtos e rostos detectados, melhorando o desempenho da inteligência artificial. Tudo isso traz uma experiência mais fluida, confiável e rápida para o consumidor final."

Relacionado: [Ebook] Tendências em Inteligência Artificial na indústria de alimentos e bebidas

Já o K1 Agro integra diversas tecnologias para entregar ao cliente, em tempo real, imagens no campo, com a intenção de aumentar a produtividade e reduzir riscos de perdas financeiras para o produtor rural, trazendo informações sobre temperatura, climatologia, detecção de áudio, invasão de perímetro, coloração de plantas e uma câmera térmica para prevenção de incêndios.

Há ainda o hardware Grandeo, que utiliza tecnologia de infravermelho e inteligência artificial para identificar a qualidade da plantação, identificando o ponto ótimo da colheita, o que maximiza a produtividade, impactando o custo de produção.

"Com a IA embarcada, cruzando informações, é possível fazer as análises de solo, nutrição de plantas e produtividade e obter as respostas em tempo real, trazendo um alto impacto na produção de alimentos. Com o 5G, as possibilidades de análise poderão ser ainda mais assertivas com a escala e quantidade de amostras e também o tempo de diagnóstico reduzido a real time", ressalta.

Mais moderna, a tecnologia 5G acaba sendo também mais eficiente do que suas antecessoras, reduzindo em até 90% o consumo de energia por dado trafegado, ou seja, há um menor impacto ambiental com consumo de energia em larga escala.

Relacionado: Gêmeos digitais: como a indústria de alimentos pode utilizá-los

 

LEIA MAIS

  1. Manutenção preventiva e inteligência artificial na indústria de alimentos
  2. Rastreabilidade digital de toda a cadeia: entenda as técnicas e como podem ser úteis
  3. Como o uso de dados pode prever problemas na linha de produção
  4. Ferramentas digitais otimizam e sofisticam processos de limpeza industrial
  5. Da nanotecnologia ao domínio do comportamento de compra: as novas tecnologias na indústria de alimentos
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar