Entenda como armazenar sorvete, mantendo os produtos da sua sorveteria em determinadas temperaturas para manterem integridade e consistência ideais.
É preciso garantir que o consumidor tenha um produto de qualidade em sua mesa. Por isso, saber como armazenar sorvete, e os demais produtos de uma sorveteria, é fundamental para o empreendedor.
A dica é que esses cuidados devem ser os mesmos que os empreendedores devem ter com os sorvetes tradicionais.
Qual a melhor forma para armazenar sorvetes?
“Os sorvetes devem ser armazenados a uma temperatura de -25°C. Já em relação ao transporte e logística, o caminhão deve ser refrigerado com uma temperatura em torno de -18°C. Para servir, o ideal é que a sobremesa esteja na temperatura de -12°C”, orienta Marco Henriques, gerente de marketing da Doremus.
Por que os sorvetes precisam ser mantidos a essa temperatura?
Essa é a temperatura ideal para você que deseja saber como armazenar sorvete, com o objetivo de manter uma consistência mais cremosa sem que o açúcar cristalize e mude o aspecto em contato com o paladar.
A variação da temperatura é considerada, porém não pode ficar acima de -12°C senão pode derreter demais e perder as principais características do sorvete.
Manter a temperatura ideal durante toda a jornada do produto, isto é transporte, armazenamento e ao servir, garante que o consumo seja realizado no estado ideal para aproveitar todo o potencial de sabor e textura do produto.
7 dicas práticas para armazenar os sorvetes corretamente
O empreendedor também deve seguir as seguintes dicas sobre como armazenar sorvete:
1. Manter o sorvete afastado de outros alimentos
É fundamental ter um freezer para sorvete, a fim de deixar os produtos separados e manter suas propriedades com mais segurança. Então se você quer saber como armazenar sorvete adequadamente, não deixe o sorvete próximo a peixes, frutas, enlatados e carnes, pois esses outros alimentos podem provocar odor na sobremesa
2. Separar bebidas e outros produtos do sorvete
No freezer que tiver o sorvete, nunca coloque garrafas de bebidas e outro produto à temperatura ambiente, pois esse produto vai absorver o frio do sorvete. Dessa forma, o freezer não irá trabalhar o suficiente para gelar todo o produto e isso contribuirá para que sua sobremesa derreta.
Além disso, as garrafas não são higiênicas e trazem focos de poeira, mofo e sujeira que você muitas vezes não vê, mas acarretam sérios riscos de contaminação para o produto, pois a garrafa faz um grande percurso até chegar a sua empresa.
3. Fazer a limpeza do freezer
Nunca se esqueça de fazer a manutenção e a limpeza do freezer. Por isso, retire os baldes que estiverem lá dentro, limpe tudo e coloque novamente. Tomar cuidado com a higiene é essencial para garantir que seu produto chegue com qualidade na mesa do consumidor.
4. Manusear o sorvete com delicadeza
Jamais aperte o sorvete com a espátula, pois isso poderá prejudicar a sua cremosidade. Manuseie com o instrumento próprio, que é a colher de tirar a sobremesa. Para que você consiga mexer na sobremesa, molhe um pouco a colher no balde próprio e passe no sorvete.
5. Raspar o sorvete para servi-lo
Muitas pessoas servem o sorvete fazendo “buracos” no recipiente. Não faça isso. O correto é raspá-lo de maneira uniforme. Assim, a parte superior da sobremesa sempre terá uma aparência impecável e correta.
Quando se faz buraco nos baldes, no fundo do recipiente fica um melaço decorrente da decantação do açúcar e nas paredes da parte superior do mesmo, o sorvete fica seco e quebradiço, decorrente da falta de umidade. Isso é ruim para o seu produto, pois altera a textura e o sabor.
6. Tomar cuidados com os sorvetes mais moles
Os sorvetes crocantes e de ameixa, ou seja, os que apresentam ser mais moles que os outros, devem ser mantidos na posição de contato com 2 ângulos laterais no freezer, pois são nessas 4 extremidades que o freezer produz mais frio.
7. Manter os freezers raspados
Além de saber qual a temperatura ideal para freezer de sorvete, é necessário manter a limpeza do equipamento em dia e evitar o excesso de gelo. Isso porque quando você raspa o gelo nas laterais do freezer, você evita que esse gelo prejudique o funcionamento do equipamento, pois como se sabe, o frio dos freezers chega através de gás emanado pelas placas ou serpentinas e o gelo constitui em bloqueio para os mesmos
Relacionado: Vai abrir uma sorveteria? Conheça a legislação
Diversificação do cardápio de sorvetes é solução para aumento de vendas
De acordo com Henriques, incorporar elementos que tornem o produto diferenciado é uma excelente ideia. “Os sabores que remetem a sobremesas com texturas cremosas e diferenciadas, pedaços crocantes, caldas e frutas, assim como os tradicionais, que trazem alguma memória afetiva e combinações inusitadas que provocam novas experiências sensoriais ao consumidor, estão em alta no mercado”, ressalta.
Segundo o gerente, não há um sabor específico que faça sucesso. “O mais importante hoje é o desejo do consumidor por uma nova experiência, que tem mais chance de ser alcançada utilizando produtos diferenciados, de alto valor agregado e que podem inclusive despertar a memória afetiva vinda de períodos únicos, como a infância. Por isso, vale o investimento em combinações de sabores e inclusões de mesclas, sem esquecer das famosas coberturas, dos pedaços de frutas e de chocolates, entre outros”, completa.
Por isso, um cardápio com opções variadas não só em sabores, mas texturas e formatos é um grande atrativo para implementar na sua sorveteria.
Explore também opções com aplicação de QR Code para oferecer uma experiência mais interativa para sua clientela e expor seus produtos de maneira mais chamativa.
Relacionado: Como ampliar o cardápio da sua sorveteria
Quer saber quais são as principais tendências de sorveterias para este ano de 2024? Confira o guia gratuito que preparamos com tudo o que você precisa conferir sobre o mercado sorveteiro.
Faça o download GRÁTIS do e-book Tendências em food service e sorvetes para 2024 e garanta mais sucesso na sua sorveteria.