Desenhamos um conceito, escolhemos um ponto, criamos um cardápio, pensamos no público-alvo, organizamos a identidade visual e a divulgação, contratamos e treinamos a equipe. Enfim, chegou o grande dia, vamos abrir as portas para receber os clientes.
O sistema operacional e gerencial está instalado e testado?
O fornecimento de energia, luz, gás, sinal de internet, está tudo ok? Já pensamos em um plano B se a luz acabar e não temos gerador ou se o sistema funciona off line e por quanto tempo?
Todos equipamentos instalados e testados?
Cardápio com todos os insumos recebidos e preparados?
Equipe uniformizada, registrada, treinada e conhecendo exatamente o que é responsabilidade de cada um? Reforçando aqui que treinamento é geral, envolve inclusive sistema e degustação de cardápios.
Restaurante limpo, abastecido com itens de higiene e limpeza?
Muitas perguntas e sugiro que todas estejam respondidas com sim antes da abertura, mesmo que em regime de soft opening, porque “trocar a roda” com o caminhão andando fica muito mais complicado.
Costumo usar esse termo e muitos riem dele, mas pensem na cena, operacionalmente impossível, mas acontece muito quando não observamos todos esses aspectos antes de uma inauguração.
Percebam que aqui nem mencionei sobre alvarás e afins, estou focada no operacional na percepção que vamos passar aos nossos clientes, no que hoje vai bombardear as redes sociais positivamente ou negativamente. Enfim, estou falando do front.
A abertura é a primeira impressão, seja ela “tímida”, sem muitos alardes, ou com um grande evento e muitos flashes envolvidos.
Pense sempre na saúde financeira do negócio, muitas vezes é mais adequado e seguro atrasar um ou dois dias, ou mesmo semanas da data prevista, para não queimar a largada.
Faz sentido isso para você que pensa em abrir algum negócio ou já abriu? Quer nos contar como foi, que pontos foram ok e o que faltou observar? Espero seus contatos, suas observações. O mercado é feito de trocas e conexões e estamos aqui para contribuir com o sucesso dos negócios de food.
LEIA MAIS
- Detalhes e cuidados no projeto para restaurante
- Gestão de restaurante: 6 dicas práticas para melhorar o seu negócio e fidelizar os clientes
- Descubra quais são as competências para atrair mais vendas no food service
- Como fidelizar clientes: dossiê para os consumidores escolherem seu estabelecimento
- Gestão: você dá valor para a cultura empresarial e abraça uma causa nos seus negócios?