Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tendências de consumo em delivery: novas oportunidades para restaurantes

Relatório inédito do iFood traz dados sobre o consumo no aplicativo e detalha o perfil dos restaurantes da plataforma

A primeira edição do Relatório para Restaurantes - Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, em parceria com a consultoria Galunion, mostra a consolidação do delivery como um hábito de consumo de alimentos no Brasil. O crescimento desse mercado é uma oportunidade para empreendedores do food service.

O relatório considerou o período de um ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024.

Ainda que o período com maior volume de pedidos continue sendo o jantar, com 58%, houve um aumento de 31% nas entregas de café da manhã, sendo metade da demanda de padarias. Este é um momento do dia em que apenas 19% dos estabelecimentos cadastrados no iFood estão abertos, sendo uma oportunidade a ser explorada.

A madrugada também teve um crescimento de 25% nos pedidos, sendo este turno com somente 7% dos estabelecimentos em funcionamento no aplicativo.

O almoço, que hoje representa pouco mais da metade dos pedidos do jantar, cresceu 20% em volume.

Para Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood, o acesso a dados e informações ajuda os gestores a tomarem as melhores decisões para o delivery. “Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”, afirma.

Os pratos mais pedidos

Entre as preferências do consumidor do iFood, destacam-se os lanches e a comida brasileira entre os pedidos durante o dia.

No almoço, as refeições da culinária brasileira representam 38% das vendas. As marmitas aparecem em sexto lugar no ranking geral de vendas.

Já aos fins de semana, quando a indulgência fala mais alto, são realizados 61% dos pedidos de pizza. No domingo, cresce a venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não aparecem nos Top 10 das comidas preferidas.

Culinárias mais pedidas no iFood:

  1. Lanches
  2. Brasileira
  3. Pizza
  4. Japonesa
  5. Açaí
  6. Marmita
  7. Bolos e doces
  8. Saudável
  9. Padaria
  10. Italiana

O Relatório para Restaurantes também aponta as motivações dos pedidos por delivery. No cotidiano, quando as pessoas têm maior limitação de tempo e locomoção, por exemplo, optam pela comodidade das entregas, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Há também as experiências coletivas, como festas, refeições em família e receber amigos em casa.

Perfil dos empreendedores

No período de um ano considerado no relatório, o iFood registrou um aumento de 11,4% nos estabelecimentos ativos na plataforma, que conta hoje com mais de 350 mil parceiros.

Entre os donos dos restaurantes, há um equilíbrio entre homens e mulheres, sendo a maioria entre 30 e 44 anos. Além disso, 69% têm filhos, sendo que 22% é pai ou mãe solo (3x mais mulheres do que homens nessa situação).

No total, 59% dos estabelecimentos operam apenas por meio do delivery e 77% ficam ativos no período da noite. O iFood oferece soluções de inteligência artificial para facilitar a gestão e 67% deles já dizem usar a I.A. em seu dia a dia.

Baixe agora o E-book "Marketing digital para delivery no Food Service" e conheça estratégias, tecnologias e como operar soluções em marketing digital para melhorar o desempenho do estabelecimento nos serviços de delivery de alimentos. Faça o download gratuito abaixo! 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar