Suplemento de efeito ergogênico (ajuda na melhora da performance nas atividades físicas esportivas) e muito procurado tanto por atletas como por praticantes de atividades desportivas, a beta-alanina conquistou sua popularidade entre o público, resultando no aumento do consumo nos últimos anos.
Com isso, o setor de suplementos alimentares comemora mais um avanço com a liberação do aminoácido para o Brasil. A Resolução - RE nº 4.502, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi publicada no dia 09 de novembro de 2020.
O segmento se prepara para uma nova fase, como no país a beta-alanina era adquirida em sites internacionais, com risco de compra de origem duvidosa e sem o registro ou notificação da Anvisa, a medida se tornou necessária para proteger a saúde dos consumidores.
De acordo com Synésio Batista da Costa, presidente da a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), o compromisso do setor está voltado para a segurança. “Fizemos o pedido de aprovação da beta-alanina junto à Anvisa, e agora, com a aceitação e aprovação do órgão regulador destacamos mais um importante avanço no segmento. E, conforme os procedimentos da própria Agência, até que a lista positiva de ingredientes para suplementos alimentares seja novamente atualizada pela Anvisa, somente as empresas que estiverem associadas à Brasnutri poderão utilizar e comercializar a beta-alanina”, declara.
No momento da compra, para escolher um suplemento algumas questões precisam ser observadas pelo consumidor, lembrando ainda que o para o uso de suplementos alimentares é importante a orientação de um profissional habilitado, pois o tipo de suplemento e a quantidade recomendada varia de acordo com cada indivíduo. A Brasnutri criou o informativo “O que devemos saber ao comprar suplementos nutricionais”, que está disponível gratuitamente para download e impressão no website da Associação, no link publicações.