Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Processamento em alta pressão mantém alimentos saudáveis por mais tempo

Uma solução capaz de manter diferentes tipos de alimentos isentos de micro-organismos patogênicos e com prazo de validade maior. Esta é a ideia que vem se transformando em realidade na indústria de alimentos e bebidas graças à utilização da tecnologia de processamento em alta pressão (HPP - High Pressure Processing) apresentada pela thyssenkrupp nesta edição da Fispal Tecnologia.

Ao invés de utilizar processos de aquecimento e resfriamento para matar germes, fungos e bactérias, como ocorre na pasteurização convencional, a solução consiste na aplicação de uma pressão de até 6.000 bar (o equivalente à pressão exercida por três aviões modelo 747) para a esterilização. Dessa forma, todos os micro-organismos são eliminados sem que o alimento perca suas características originais de nutrientes, sabor e aparência. O processo não utiliza qualquer tipo de aditivo ou conservante químico, apenas água potável e energia elétrica. Sendo assim, garante um produto 100% orgânico.

Outra vantagem é que a tecnologia HPP pode ser utilizada em produtos já embalados em plástico ou a vácuo, o que, além de evitar sua recontaminação, amplia o tempo de prateleira em até quatro vezes (quando comparado a alimentos frescos in natura) e torna mais fácil a logística de transporte, permitindo que a indústria amplie a distribuição.

Além de fornecer o processamento em alta pressão, a thyssenkrupp, por meio de sua área de negócios Industrial Solutions, também presta os serviços de engenharia e fornece todo o maquinário necessário para a operação de uma planta completa de processamento de alta pressão (HPP). Os equipamentos oferecem alta confiabilidade e robustez, ao mesmo tempo em que são de fácil operação e manutenção.

“As soluções são totalmente compatíveis com o modelo industrial 4.0. Os equipamentos são fornecidos com um sistema que integra os conceitos de Internet das Coisas e automação industrial, e funcionam de maneira interconectada, podendo trocar comandos, armazenar dados na nuvem, identificar defeitos e fazer correções”, explica Luiz Mello, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da thyssenkrupp Industrial Solutions.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar