A máquina para embalagem é fundamental para a indústria como um todo, porque ela dá a roupagem do produto que será entregue ao consumidor. Seu principal objetivo é manter provisoriamente a proteção e conservação do produto e oferecer transporte seguro, facilitando a distribuição de forma customizada. Como a embalagem é vista em diversos produtos que passam pela alimentação, cosméticos, entre outros, ela possui, igualmente, uma ampla diversidade de tipos, formatos e tamanhos.
Nesse sentido, para a indústria que vende produtos diferenciados em tamanho, peso, etc., ter uma máquina que se adapte a esses estilos pode significar um grande ganho de produtividade, conforme explica o Diretor da Projepack Máquinas para Embalagens, Roberto Trevisan.
“Esse cenário melhora o aproveitamento do tempo de trabalho efetivo no parque fabril, o que torna o processo mais produtivo, eficiente e rentável”, destaca.
Para que a mesma máquina possa embalar diferentes produtos, se ela for adequada para isso, basta ajustar a dimensão da bobina para cada tipo de volume.
O Diretor da Projepack também faz um alerta em relação a essa mudança produtiva. “É preciso considerar que, quando se trabalha com volumes diversos e materiais diferentes, consegue-se uma produção de menor escala, exatamente pelas diferenças de materiais. A padronização sempre ajuda a acelerar o processo que, obviamente, fica mais lento nesse cenário”, destaca.
Por outro lado, em geral, quando se utiliza esse perfil de máquina, também se obtém uma fabricação diversificada e em menor escala, o que possibilita uma produção em velocidade que atenda às necessidades da indústria e do cliente e, consequentemente, promova uma produtividade lucrativa para a indústria.
Benefícios na produção das máquinas adaptadas
O primeiro benefício a ser destacado é a oportunidade de embalar uma grande variedade de produtos pelo mesmo equipamento, o que possibilita um trabalho versátil, ou seja, é possível oferecer ao mercado produtos diferentes que agradam a públicos distintos. As máquinas adaptadas também permitem o trabalho com o filme adesivado, que é um diferencial perante as demais embalagens.
Além disso, a máquina para embalagem que atende a diferentes padrões reforça a produtividade em datas sazonais, tendo em vista que o agrupamento de produtos diferentes pode compor um novo volume para vender de forma comemorativa. Isso se configura em mais versatilidade para a empresa atender às demandas do mercado e, principalmente, inovar nas formas de comercialização de seu produto.
Investimento em uma máquina para embalagem que se adapte a diferentes estilos
O investimento que será feito para adquirir uma máquina para embalagem vai depender de um estudo prévio realizado, já que, antes de optar por determinada máquina, é preciso fazer uma análise do produto que será embalado, definir a qual velocidade esse processo precisa ocorrer, as especificações de qualidade e acabamento, entre outros detalhes.
Apenas com base nessas informações é possível selecionar a máquina mais adequada para atender às necessidades da empresa e, com isso, determinar o investimento.
Quer saber mais sobre produtividade e a importância de uma máquina que se adapte a diferentes tipos de embalagem? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo. Até a próxima!