Um restaurante ou bar que produz e serve sua própria cerveja, essa é a ideia de um brew pub. O movimento de produção própria ganhou força no Brasil no final de 2018, embora na Inglaterra e Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1980, muito devido a mudanças em regras e legislações. Basicamente, para um brew pub existir é necessário haver uma cozinha para produção de cerveja e um mestre-cervejeiro.
“Onde pode ser um restaurante pode ser um brew pub”
O diretor-geral da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrico Bressiani, lembra que isso é um resgate de um hábito ancestral, “na Idade Média as tavernas produziam suas próprias cervejas” e que o brew pub está relacionado com a cultura de slow food e “coma local/valorize o local”.
“Os investimentos para construir uma cozinha cervejeira pode variar entre R$ 150 mil e R$ 250 mil com equipamentos como tanques de fermentação e maturação, e o espaço varia de 25 a 30 m² ”, comenta Bressiani. Além de ter um profissional qualificado para produzir a cerveja. “Um profissional dá conta de produzir dois mil litros”. Quanto ao servir a cerveja produzida no local, é o processo com o qual os bares estão acostumados: passar bebida para um barril, dali para uma chopeira e então servir.