Quando uma indústria possui seu próprio sistema de reuso de água, ela consegue usufruir de diversos benefícios. Além de agregar valor ao planejamento econômico, é possível ter mais eficiência produtiva, independência, redução de custos e muito mais.
De acordo com o Manual de Orientações para o Setor Industrial da Agência Nacional das Águas (ANA), “o conceito de conservação de água pode ser entendido como práticas, técnicas e tecnologias que aperfeiçoam seu uso, que pode ser redução da quantidade de água extraída das fontes de suprimentos, de consumo e desperdício”.
Mas para adotar o sistema de reuso de água de forma correta, é preciso seguir alguns passos. Confira agora os três primeiros e torne sua indústria mais sustentável e agregue mais valor ao seu produto.
1: Comece pelo planejamento
Por ser traduzido como uma série de ações, o reuso de água pode ser aplicado em diversas fases – muito mais do que o armazenamento da água da chuva. De acordo com a gerente de meio ambiente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Anícia Pio: “antes do reuso a empresa precisa otimizar”.
A melhor forma de planejar o reuso é analisar a forma mais eficiente para o negócio. A recomendação de Ivanildo Hespanhol, fundador e diretor do CIRRA (Centro Internacional de Referência em reuso de Água), é fazer a setorização: avaliar o sistema de medição, instalar hidrômetros, verificar sanitários, torneiras e reservas de água potável. “Assim é possível saber onde se gasta e onde sanar o problema”, diz.
2: Economize
Muito mais do que reutilizar, reduzir o consumo é uma das melhores formas de contribuir com o meio ambiente. O controle do desperdício pode ser feito em todas as áreas da empresa, conscientizando todos os colaboradores.
Ações como desligar o fornecimento quando não estiver em uso, utilizar redutores de pressão e fluxo, além de dispositivos de fechamento automático, trocar o uso de mangueiras por varredura e mapear o sistema de água e esgoto da fábrica são bons exemplos de como economizar.
Para facilitar a identificação dos pontos em que é possível economizar, vale fazer um questionário para avaliar seu programa de reuso de água. A atividade produtiva que está consumindo água é realmente necessária? Há tecnologia ou processo alternativa que evite ou reduza o consumo? Pode-se utilizar água de qualidade inferior (sem tratamento, por exemplo)? Identificar ações que não afetam a produção das empresas levam à redução gradual do consumo de água.
3: Realize a gestão da oferta
Essa etapa consiste em identificar a oferta de distribuidores e concessionárias, fazer a análise da coleta de águas pluviais ou a utilização de água subterrânea, água cinza e avaliar o potencial de reuso da água: ou seja, se ela pode ser empregada para lavagem de piso ou irrigação de áreas verdes.
Implantar um sistema de reuso de água pode trazer inúmeros benefícios para a indústria. Além da economia, que permite aumentar a eficiência produtiva, há o ganho com imagem e respeitabilidade com relação ao consumidor, cada vez mais criterioso com empresas que valorizem e respeitem a sustentabilidade e o meio ambiente. Comece o processo na sua fábrica e veja na prática os verdadeiros benefícios que o reuso de água pode oferecer.