Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Descongele corretamente as carnes seguindo esses 5 passos

Descongele corretamente proteínas seguindo esses 5 passos

É durante o descongelamento que as carnes podem perder qualidade.  Isso ocorre, pois, o processo é realizado da forma incorreta, acarretando sérios problemas, reduzindo a qualidade da carne e até comprometendo a saúde do consumidor.

Como promover o descongelamento de proteínas?

A carne é um alimento perecível quando exposta a condições não favoráveis.

Assim, cuidados no momento da compra, resfriamento, congelamento e descongelamento são imprescindíveis para garantir a manutenção da qualidade da carne.

Logo, todas as carnes devem ser descongeladas em temperatura controlada, sempre sob refrigeração. “Elas devem ser retiradas do congelamento (câmara de congelamento ou freezer) e prontamente armazenadas na refrigeração (câmara de refrigeração ou geladeira), ressalta a professora do curso de pós-graduação em Gestão da Segurança dos Alimentos do Senac EAD, Laís Mariano Zanin.

Geralmente, o descongelamento de proteínas na refrigeração se dará em 24 horas, aproximadamente. Laís explica que nesse processo é importante que as carnes estejam organizadas em recipientes que não permitam o gotejamento da água de descongelamento. “Esse gotejamento pode propiciar uma contaminação cruzada, com grande potencial de estragar a carne ou outros produtos armazenados”, diz. Dessa forma, caso não estejam embaladas, as carnes, antes de serem colocadas na refrigeração, devem ser armazenadas em recipientes com tampa.

Nunca faça o descongelamento na temperatura ambiente

As carnes em geral devem ser descongeladas sempre em temperatura abaixo de 5°C, de acordo com a legislação sanitária. “O descongelamento de proteínas animais nunca deve ocorrer em temperatura ambiente”, explica Laís.

A professora lembra que “essa prática propicia condições favoráveis à multiplicação microbiananos alimentos”.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar