Mudanças no estilo de vida dos consumidores influenciam novos comportamentos e impulsionam o consumo de alimentos e bebidas à base de plantas.
Esse crescimento foi marcante no consumo de alimentos usados como uma alternativa às opções de origem animal e na busca por produtos como bebidas à base de aveia, arroz, outras opções de leites vegetais e iogurtes não lácteos, que caíram no gosto dos brasileiros.
Esses produtos deixaram de ser consumidos exclusivamente por vegetarianos e veganos e passaram a ser procurados por um público que busca alternativas de alimentos à base de plantas para o seu dia a dia, mantendo um estilo de vida chamado de flexitariano.
Tudo isso colabora para o aumento da produção de bebidas à base de plantas, que além de substituírem os produtos de origem animal suprem necessidades funcionais e são muito saborosas.
Para entender melhor sobre esse mercado e como as empresas podem aplicar estas soluções em seu portfólio, entrevistamos Erlon Pereira, General Manager na Döhler no Brasil e Cone Sul, que falou sobre as tendências de consumo desta categoria e quais os seus potenciais para as regiões. Confira!
Como é o consumo de produtos à base de plantas no Brasil e na América Latina?
Nos últimos dois anos, muitos produtos foram lançados como uma alternativa para quem não deseja consumir carne ou lácteos, aqui os produtos de soja também se destacam em um movimento que abriu as portas para esse mercado. Nesse cenário, os produtos produzidos a base de plantas passaram a ser cada vez mais buscados pelos consumidores e hoje as prateleiras exibem opções alternativas compostas por outros ingredientes ainda mais interessantes do ponto de vista sensorial e nutritivo, como aveia, amêndoas, ervilha, fava e arroz.
Por que investir em soluções à base de aveia?
A aveia é um produto facilmente encontrado no Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e conta com uma cadeia de distribuição bastante desenvolvida. Além disso, o produto tem boa pegada ambiental, de carbono e redução do consumo de água em sua produção, quando comparada a outros cereais como o arroz e a cevada.
A aveia é a atriz principal do portfólio Döhler e oferece uma boa experiência sensorial ao consumidor, já que possui sabor neutro e agradável e pode ser misturada à frutas e verduras no preparo de bebidas frias e quentes. Algumas empresas usam o cereal no preparo de chocolates, bolos, massas e queijos.
Produtos com aveia agradam a todos os paladares?
Existe um mercado gigantesco de consumidores, que embora não sejam veganos e nem vegetarianos consomem alimentos feitos à base de vegetais. A aveia é capaz de dar origem à ótimas alternativas vegetais e também pode integrar a composição de produtos híbridos, ou seja, fabricados com leite vegetal e leite de origem animal.
A tendência do mercado é que as bebidas passem a ser fabricadas com diferentes ingredientes à base de plantas, de modo a aproveitar melhor as suas propriedades nutricionais. Além disso, esses produtos podem ser enriquecidos com proteínas de origem vegetal.
Também é possível encontrar produtos à base de aveia desenvolvidos para baristas, que substituem a espuma do leite e alimentos para o café da manhã como iogurtes e chás.
Quais são as tendências de consumo de produtos à base de aveia para os próximos anos?
O campo de inovação da aveia favorece o mercado brasileiro a desenvolver uma variedade de produtos que se encaixam em qualquer ocasião de consumo.
Um dos caminhos naturais que podemos prever para os próximos anos são as combinações de produtos plant-based – seja um blend de vegetais com botânicos, entre outras combinações que favoreçam não só o campo nutricional, como também formas e momentos diferentes de consumo.