Pasteurização, secagem e esterilização são apenas algumas das possibilidades em utilizar aquecimento por radiofrequência (RP); processo que envolve a transferência de energia eletromagnética diretamente para o produto – há fricção entre as moléculas, especialmente as de água, assim o aquecimento acontece dentro do produto. A técnica também é chamada de aquecimento dielétrico de alta frequência.
Funciona assim: o produto que será aquecido forma um dielétrico (um isolador de eletricidade) entre duas placas condensadoras de metal, que são carregadas alternadamente positiva e negativamente por um campo elétrico de alta frequência alternante. As moléculas polares como a água tentam permanecer alinhadas com a polaridade desse campo elétrico.
Dentre as vantagens da técnica estão o fato de – primeiramente - aquecer mais rapidamente do que o método convencional. Em segundo lugar, o aquecimento é mais uniforme quando falamos da geometria de amostras, pois há um nível mais profundo de penetração de energia e padrões mais uniformes quando comparado ao aquecimento por micro-ondas.