Eventos são ótimos para estimular o turismo e gerar novos negócios. Quanto mais rica a agenda de uma cidade, mais capacidade ela terá para atrair visitantes e movimentar também outros setores da economia. E não há dúvida de que são enormes os benefícios de um cronograma permanente de eventos: criação de postos de empregos, temporários ou não; aumento na ocupação de hotéis e pousadas; locação de espaços; ampliação de gastos de A&B, bebidas e frigobares, festas, reuniões, diversos serviços... Um ciclo de boas-novas, produtividade e geração de recursos para o conjunto da sociedade.
A realização de eventos já se mostrou uma estratégia eficaz para combater a sazonalidade do setor e surpreender com uma boa taxa de ocupação mesmo em períodos de baixa temporada. A rentabilidade proveniente de um evento é capaz de compensar eventuais descontos, dados em função de orçamentos concorrenciais.
O alto investimento de alguns hotéis na construção de espaços para eventos também pode valer muito a pena. Com planejamento adequado, iniciativas do gênero rendem visibilidade, atraindo eventos sociais da comunidade e possibilitando a utilização da área para outras demandas. Eventos de sucesso ampliam a capacidade de contabilizar novos e futuros hóspedes que, ao se sentirem satisfeitos com o serviço prestado, voltarão para lazer ou viagem de negócios. Esses clientes têm potencial para a fidelização e, em médio e longo prazo, farão a diferença na economia da cidade, trazendo mais e mais visitantes.
O investimento na capacitação da equipe também é primordial. Trata-se de um segmento que exige treinamentos regulares, avaliação de performances, busca por resultados e uma equipe de RH que possa disponibilizar candidatos que preencham os requisitos e alcancem bons resultados. Dependendo de tipo e do tamanho do evento, a expertise será um grande diferencial. É preciso encontrar pessoas com boa capacidade de comunicação, ótimo relacionamento social, com possibilidade de viajar a centros geradores de demandas para fazer a captação e realizar encontros técnicos, além de participar de feiras do setor para ampliar o networking.
Na verdade, o setor de eventos é muito abrangente e movimenta grande diversidade de serviços. Tem a sua representatividade para o turismo em geral por atrair turistas nacionais e internacionais que acompanham a agenda de eventos e melhoram o aquecimento do mercado nesses destinos. É um mercado promissor, com potencial infinito de crescimento. Basta nos engajarmos para conquistar mais experiência no segmento, infraestrutura, apoio de empresas e Poder Público e espaço para realizações.
* Por Alexandre Sampaio, presidente da FBHA