A Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) realizou o estudo “Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado” durante Fispal Food Service 2023, a partir da amostragem de 203 participantes entrevistados, sendo 93,14% proprietários, sócios e gestores de estabelecimentos. Destes, 3,43% eram pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio.
Com mais de 70 mil pizzarias ativas em todo o Brasil – um crescimento de quase 500% nos últimos 10 anos –, o setor é responsável por uma boa parte da formação dos gestores do food service.
O levantamento também aponta a dificuldade dos gestores em encontrar profissionais especializados: 42,2% dos empresários do segmento relataram ter dificuldades para contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias.
Para lidar com esse desafio de capacitar mais profissionais para o ramo de pizzarias, a Apubra realiza um processo de capacitação e curadoria, com investimento constante na produção de conteúdo, workshops, palestras e treinamentos para contribuir com a formação das lideranças e qualificação de mão de obra em geral.
De acordo com Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra, os dados são essenciais para auxiliar no processo de capacitação de novos e antigos colaboradores do setor.
“Buscamos identificar os principais desafios, como o desenvolvimento de profissionais do setor para concentrarmos os nossos esforços e, assim, oferecermos a qualificação necessária para o desenvolvimento do segmento, gerando mais empregos e possibilitando uma formação profissional para os colaboradores e empreendedores”, afirma o executivo.
Relacionado: Tendências para o mercado de pizzaria
Perfil dos empresários de pizzarias
A pesquisa evidencia o perfil destes líderes que conduzem o mercado de pizzarias no Brasil.
Quanto ao nível de escolaridade, 64% dos empreendedores do setor afirmam possuir curso superior completo, destes 44,6% possuem graduação completa e 19,1% pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%.
Em relação a experiência, os dados mostram que 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias, no entanto 61,8% informaram que antes de atuar no food service, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares.
Segundo Cardamoni, os dados apresentam um cenário empreendedor forte, entretanto, ele ainda não é o retrato completo sobre quem contribui com o mercado.
“Entendemos que quem visita uma feira normalmente é quem gerencia ou está à frente do negócio. Mas, mesmo assim, é possível observar a necessidade pela busca da qualificação necessária para a gestão de negócios, e também para fornecer treinamento e capacitação para quem deseja trabalhar na área, independente da função exercida”, finaliza.
LEIA MAIS
- Migrando da operação para a gestão da pizzaria
- Pizza: conheça a trajetória do prato e veja nossa a seleção de conteúdos para a gestão da sua pizzaria
- Embalagem para pizza: Mais que produto, entregando os conceitos da marca
- Pizzarias: Tendência para fornos está no baixo consumo de energia e alta eficiência
- Pizza vegetariana: opções sem proteína ajudam a conquistar clientes