Alcançar a aparência certa sempre foi fundamental para garantir que alimentos e bebidas causem uma primeira impressão positiva. A cor ajuda os produtos a se destacarem no mercado, chamando a atenção dos consumidores, definindo as expectativas de qualidade e sabor e influenciando a satisfação com o produto.
Embora a aparência seja vital, o movimento clean label, ou seja, de rótulo limpos e informações compreensíveis, é mais importante do que nunca. Porém, muitas empresas ainda encontram dificuldades para investir em ingredientes naturais.
Como colorir os alimentos com as cores desejadas sem usar corantes? A empresa holandesa GNT International é criadora do conceito de "coloring foods" e líder neste segmento.
Os concentrados EXBERRY® da GNT podem fornecer uma solução perfeita para praticamente todas as aplicações em alimentos e bebidas com concentrados feitos a partir de frutas, vegetais e plantas não transgênicas, usando métodos físicos tradicionais – e sem solventes químicos.
“Pela forma como são fabricados, os concentrados EXBERRY® são considerados ingredientes (e não aditivos) no Brasil e em muitas outras partes do mundo. Como resultado, eles se qualificam para as declarações mais limpas e claras que os compradores desejam ver nos rótulos dos produtos”, explica Mario Slikta, General Manager da GNT no Brasil.
Segundo a pesquisa “Brazil – Flavor, Color, & Texture Survey”, realizada em 2020 pela FMCG Gurus, 59% dos consumidores brasileiros preferem que os alimentos que consomem tenham cores vivas e 57% disseram que gostam de alimentos e bebidas com cores novas e inusitadas. Mas o dado mais interessante é que 73% afirmaram que as cores feitas a partir de concentrados de frutas, vegetais ou plantas são atraentes ou muito atraentes.
Clean label e plant-based
A demanda do consumidor por alimentos naturais está pautando a indústria alimentícia. A tendência do movimento clean label (rótulo limpo) e a dieta plant-based vêm crescendo nos últimos anos, tendo sido potencializada pela pandemia de Covid-19, que fez a população repensar seus hábitos e buscar alternativas mais sustentáveis e saudáveis, especialmente na alimentação, para melhorar a imunidade.
O estudo 'Brazil - Clean Label Survey', de 2021, revelou os seguintes dados sobre os consumidores brasileiros:
- 63% pesquisam nos rótulos os ingredientes que não reconhecem;
- 69% estão preocupados com ingredientes que pareçam químicos;
- 65% associam cores artificiais a um impacto negativo na saúde.
As indústrias brasileiras de alimentos e bebidas já estão no movimento do rótulo limpo, visto que houve um aumento de 200% no número de lançamentos contendo concentrados de frutas e vegetais entre 2017 e 2021.
Além disso, como os concentrados EXBERRY® são feitos a partir de frutas, vegetais e plantas, são ideais para alimentos e bebidas plant-based e podem fornecer excelentes resultados em produtos análogos de carne, frutos do mar e laticínios.
“Com uma ampla variedade de cores, os concentrados EXBERRY® ajudam a desenvolver produtos duradouros que combinam um impacto visual incrível com uma ampla aceitação do consumidor”, afirma o engenheiro de alimentos.
Vantagens na formulação de produtos alimentícios
O ingrediente da GNT também oferece vantagens para as empresas na formulação dos produtos. As cores EXBERRY® são valorizadas em todo o mundo por sua facilidade de uso, brilho e desempenho.
Além disso, a GNT garante restreabilidade da matéria-prima e disponibilidade do concentrado. “As plantações usadas para criar nossas cores são cultivadas por fazendeiros que possuem contratos de longo prazo como parte de nossa rede verticalizada de suprimentos. Isso nos permite oferecer rastreabilidade total da matéria-prima e disponibilidade durante todo o ano. Também permite uma ótima qualidade de cor no momento preciso da colheita”, detalha Mario Slikta.
Os especialistas da GNT oferecem suporte em cada etapa do processo de conversão, incluindo:
- Inovação de conceito e insights sobre tendências de mercado;
- Suporte nas aplicações com contratipagem de cores, teste de performance, teste de calor e luz e suporte em todas etapas do processo de desenvolvimento;
- Suporte regulatório para classificação e rotulagem;
- Documentação de qualidade;
- Workshops online.
Para saber mais sobre como o concentrado EXBERRY® pode ajudar seus produtos a atingir todo o seu potencial, acesse www.exberry.com.
FiSA 2022
No dia 4 de agosto, o especialista Mario Slikta, General Manager da GNT Brasil, participa do Round Table "Inovação e desafios dos produtos clean label - A busca por ingredientes naturais. Rótulo limpo, alegações, regulamentação e fontes sustentáveis", durante o evento digital Warm Up, que acontece na plataforma FiSA Xperience, de 02 a 04 de agosto. Inscreva-se gratuitamente e participe!
A GNT International também estará presente no maior encontro do setor de ingredientes, alimentos e bebidas na América Latina, a Food ingredients South America – FiSA, de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo. Fazendo o credenciamento único e gratuito você já estará inscrito para toda a Smart Journey Fi South America 2022. Sendo assim, você automaticamente já estará inscrito para a FiSA HÍBRIDA e os demais eventos digitais do ano!
Serviço:
Food ingredients South America 2022
Data: 09 a 11 de agosto, das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP)
Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.
LEIA MAIS
Plant-based: colhendo frutos e mirando novos horizontes
Dióxido de titânio é proibido na Europa e indústria busca alternativas
Produtos orgânicos, clean label e plant based estão entre os temas abordados no Warm Up FiSA
Summit of Nutrition 2022 debate os desafios do mercado e o futuro da inovação no design de alimentos
Regulação brasileira precisa avançar para acompanhar setor plant-based