Criar uma experiência enogastronômica de qualidade requer uma carta de vinhos variada. Além dos tradicionais, o vinho verde é um dos tipos que não podem faltar. Com aroma de frutas brancas e sabor levemente frisante e frutado, o vinho verde está entre as categorias preferidas dos consumidores.
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, desde Melgaço, no topo norte do Minho. Os tipos mais encorpados são produzidos no Vale do Cambra, o último conselho da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, e fazendo fronteira com a Região Demarcada da Bairrada.
Presente na Fispal Food Service, a Quinta da Companhia chega ao Brasil com seu vinho verde de propriedades peculiares. “Este vinho foi produzido exclusivamente com uvas provenientes da propriedade, com trabalho de vindima essencialmente manual, o que confere a autenticidade, personalidade e estrutura”, diz José Paulo Martins, produtor.
Para os restaurantes, ele recomenda que o vinho verde seja oferecido como aperitivo – indicado para acompanhar mariscos, pratos de peixe e carnes brancas. O consumo deste vinho deve ser feito numa temperatura entre 8 a 10 graus. “A colheita de 2016 foi realçada por ser um ano seco, com bom estado de maturação das uvas, conseguindo uma graduação alcoólica de 12%”, finaliza.