Para conhecer os novos hábitos de consumo adquiridos na pandemia de covid-19 e as tendências para o pós-pandemia, a Fispal Food Service e a FGV Jr. realizaram a pesquisa O Futuro do Food Service. O objetivo é identificar o que mudou e o que seguirá forte quando a crise passar para ajudar os gestores do food service a se planejarem para a retomada.
O estudo apontou que um dos hábitos que passou a ter mais relevância é o consumo de alimentos saudáveis, em que 39,13% dos entrevistados afirmaram que adquiriram este costume.
Além disso, quando analisamos as tendências para o pós-pandemia, os números são bem semelhantes: 31% dos entrevistados afirmaram que continuarão investindo em uma alimentação mais saudável para promover mais qualidade de vida e bem-estar.
Como o restaurante pode aproveitar a alimentação saudável para crescer e se destacar
Com a pandemia, as pessoas passaram a ter uma atenção mais especial com a sua saúde. Portanto, investir em uma alimentação saudável é uma excelente oportunidade para que o restaurante possa crescer e prosperar.
O especialista Norman Vo, do restaurante Miss Saigon, falou ao Food Connection que é essencial que o restaurante estimule a alimentação saudável no restaurante, mas, também, apostando no poder do delivery.
Inclusive, o delivery foi outro ponto importante apresentado na pesquisa, onde revelou que 50% dos entrevistados adquiriram o hábito de pedir comida em casa.
Dessa forma, para o especialista, “além da alimentação saudável no cardápio tradicional, o restaurante pode apostar no delivery. Além disso, pode oferecer essas opções para o cliente comprar e guardar em casa e, assim, prepará-las no momento que mais lhe convém”.
Assim, o especialista sugere que o estabelecimento pode estimular também a alimentação saudável nos pratos preparados em casa, usando um kit alimentar vendido pelo restaurante. Aliás, outro ponto interessante que vale a pena ressaltar é que, ainda de acordo com a pesquisa, 61,25% dos entrevistados afirmaram que passaram a cozinhar mais em casa.
Portanto, se o restaurante souber explorar bem esses três pontos de forma simultânea (alimentação saudável + delivery + pratos saudáveis para preparar em casa), certamente vai se destacar da concorrência e conquistar um público muito fiel para o seu negócio.
Como a pandemia afetou a preferência do consumidor
Nos últimos dois anos, a pandemia de covid-19 foi um forte agente de transformação da sociedade e continuará a influenciar as escolhas do consumidor em 2022. “A pandemia afetou o padrão de consumo pela restrição de renda, mas também ressaltou a preocupação com a saúde, afetando as escolhas de alimentos pela população”, reflete Maria Luiza Marchiori Visintin Formigoni, docente do curso de Tecnologia de Alimentos do SENAI-SP.
A busca por saúde despertada pela pandemia representa mudança nas escolhas, mas o paladar continua sendo o mesmo. Os consumidores querem continuar comendo o que gostam, manter suas tradições alimentares, e, ao mesmo tempo, fazer escolhas mais saudáveis.
“De maneira geral, os consumidores passaram a ter uma visão holística do alimento. Estão mais preocupados com o que comem, valorizando os alimentos que tragam conforto, bem-estar físico e emocional, benefícios à saúde, que sejam seguros, produzidos de forma sustentável e sem deixar de lado a indulgência”, reflete a especialista.
Por isso, ao repensar a forma de deixar seu cardápio mais saudável, considere também que o paladar dos seus clientes não mudou, apesar do desejo de se alimentar de forma saudável. As adaptações não devem tirar a personalidade do seu estabelecimento.
Como deixar o seu cardápio mais saudável
Investir em oferecer aos seus clientes uma alimentação mais saudável é uma ótima oportunidade para fidelizar o público.
No entanto, antes de mudar o cardápio do seu estabelecimento, é essencial conhecer as necessidades e preferências do seu cliente. Dessa forma, você investe em alternativas mais assertivas.
As dicas a seguir podem ser aplicadas em qualquer cardápio, para deixar os pratos mais saudáveis:
- dê preferência aos produtos in natura;
- evite o uso de produtos processados;
- diminua o uso de sal, açúcar e óleo na preparação;
- tenha atenção com alergias e intolerâncias alimentares, oferecendo, por exemplo, refeições sem lactose, sem glúten, sem soja etc;
- explore novas oportunidades, oferecendo opções vegetarianas e veganas.
Caso você não trabalhe ainda com a proposta da alimentação saudável no seu restaurante e está em dúvida na hora de mudar o cardápio, invista em uma pesquisa de mercado.
Aplique uma pesquisa com o seu público, enviando ao seu cliente um questionário inteligente para conhecer a sua opinião sobre o assunto. Dessa forma, você coleta feedbacks e dados reais dos seus clientes para ter mais segurança na hora de propor inovações no cardápio.
Para saber mais sobre os novos hábitos e preferências do consumidor, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia, confira a pesquisa O Futuro do Food Service na íntegra. Faça o download gratuito.
LEIA MAIS:
Confira o que aconteceu no evento digital 'O Futuro do Food Service'
Por que o food service precisa ser mais sustentável?
O que o consumidor considera como um bom serviço de delivery
Guia de kits alimentares para refeições finalizadas em casa
Como agradar o consumidor que cozinha em casa e é mais exigente
Consumo de marmita cresce com os novos hábitos do brasileiro