Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 dicas de gestão para quem quer abrir ou fazer crescer sua pizzaria

6 dicas de gestão para quem quer abrir ou fazer crescer sua pizzaria .png

Saiba o que é preciso para abrir e gerir uma pizzaria diante do aumento da competitividade, impulsionada pelo aumento no número de MEIs atuantes no setor

As pizzarias se proliferam pelas esquinas do Brasil. Embora o maior mercado seja o Sudeste, a expansão abrange o país inteiro. O crescimento do número de empresas do setor acelerou durante a pandemia. A crise sanitária tirou muitas pessoas do mercado formal de trabalho e criou uma massa de brasileiros que tiveram como única alternativa empreender diante da necessidade.  

A expansão não garante, porém, aumento da qualidade dos serviços e nem a sobrevivência das novas pizzarias. Esse aumento do empreendedorismo por necessidade no setor pode até significar o contrário, ou seja, aumento da mortalidade das empresas, se não houver planejamento e estratégia. 

Gustavo Cardamoni, presidente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), dá seis dicas importantes para quem quer empreender no setor ou para aquele que já tem sua pizzaria e se preocupa em sobreviver – e, depois – expandir em um ambiente tão competitivo. 

Começar como MEI

O avanço no crescimento de MEIs (microempreendedores individuais) no Brasil acontece a partir de um cenário em que as pessoas precisam desenvolver soluções para gerar renda diante da falta de um emprego formal. Não por acaso, diante da crise de emprego dos últimos anos, agravada pela pandemia, o número de MEIs saltou. Só no mercado de pizzarias, há mais de 36 mil pizzarias enquadradas nesse regime.

“Compreendemos que a adesão a essa modalidade faz sentido em um curto período ou em um momento de necessidade”, afirma Cardamoni. “A modalidade é uma porta de entrada para iniciar uma carreira empreendedora”, complementa.

Relacionado: MEIs aumentam competição no setor de pizzaria: como se destacar?

Abandonar o MEI com o tempo 

A modalidade MEI tem ajudado a empreender diante da necessidade. Porém, a dica é buscar novas maneiras de atuar ao longo do tempo. Caso contrário, há riscos de o negócio não atender padrões mínimos de exigência, que só são garantidos em modalidades superiores de empreendimentos, como o ME (microempresa), e outros de faturamento superior. 

“É importante dizer que a modalidade MEI não pode ser traçada como um plano final de negócio. A modalidade é uma porta de entrada para iniciar uma carreira empreendedora. É um processo migratório para conseguir se estruturar e assim chegar a uma ME”, diz o presidente da Apubra. 

Isso porque a modalidade ME garante ao negócio o cumprimento de regras sanitárias de funcionamento, que exigem mais estrutura e preparo para obter as licenças necessárias para a execução do trabalho.

Inovar

A segunda dica é investir em novidades. O setor de pizzarias é um setor que possibilita explorar a criatividade na hora de elaborar o cardápio. 

“Então, o empreendedor pode trabalhar com recheios, massas e até formatos diferentes. É possível também inovar na embalagem para chamar a atenção do consumido”, diz o executivo. 

Aderir a aplicativos e portais agregadores

Outra dica bacana é trabalhar com marketplaces, ou seja, portais e aplicativos na internet que agregam empreendedores do setor de alimentos como um todo. 

“Para quem está começando, essa é uma alternativa que ajuda na expansão do produto pelo bairro, porque os microempreendedores podem vender diretamente no canal. Isso facilita também na logística para a entrega dos produtos”, pontua Cardamoni. 

Relacionado: Migrando da operação para a gestão da pizzaria

Ter olhar de gestor

Um aspecto importante é o direcionamento para a gestão, que é item fundamental para que o negócio seja saudável. 

Além disso, o empreendedor precisa ter um múltiplo olhar para o controle de estoque, fluxo de caixa, controle de CMV, que é o custo da mercadoria vendida, controle de custo de mão de obra, custos fixos e muitos outros. 

“Essas informações são essenciais no dia a dia, por isso, o empreendedor precisa ter esses dados na mão sempre, com a devida análise e controle para o andamento da empresa”, complementa o presidente da associação. 

Aperfeiçoar o conhecimento

Fora isso, o empreendedor precisa investir cada vez mais em orientação e capacitação para conseguir fornecer um produto de qualidade, “e, assim, crescer cada vez mais no setor”, conclui.

 

LEIA MAIS

  1. Planejamento de marketing para pizzarias: mais que promoção, uma visão estratégica
  2. Dia do Pizzaiolo: conheça o perfil do profissional do setor
  3. Embalagem para pizza: Mais que produto, entregando os conceitos da marca
  4. Tendências para o mercado de pizzaria
  5. Pizzarias: Tendência para fornos está no baixo consumo de energia e alta eficiência
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar