As confraternizações de fim de ano podem aumentar em até 30% o fluxo de bares e restaurantes. Além disso, a época é excelente para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Afinal, estamos falando de meses com muitos feriados em que o movimento costuma cair naturalmente, ao mesmo tempo em que as despesas do estabelecimento com férias e 13º são maiores.
"Criando pacotes de confraternização, ativações, um bom atendimento, um espaço que possa ser semi-reservado e um produto que combine com a proposta da confraternização, é possível aumentar o faturamento do estabelecimento na época", recomendam Carolina de Vilhena, consultora.
Equilíbrio e planejamento
Antes de tudo, é importante ter em mente que o foco do estabelecimento durante a época não pode ser o de atrair clientes a todo custo. Afinal, é preciso ter cuidado para não perder os clientes habituais por conta de mau planejamento ou pelo restaurante estar fechado para um grupo em alguma data importante.
O primeiro passo, portanto, é definir quais as datas que serão direcionadas para as confraternizações de fim de ano, assim como as condições para aluguel do espaço, como mínimo de pessoas, cardápio etc.
O ideal é que a atividade seja realizada nos dias de menor movimento e em apenas um dos períodos de funcionamento. Assim, você não transmite a impressão errada de que o estabelecimento não vai funcionar no final do ano e ainda consegue aumentar o movimento de clientes.
Para os estabelecimentos maiores, uma boa dica é reservar uma área específica para as confraternizações. Dessa forma, você consegue aumentar o ticket médio e ainda oferecer mais privacidade aos participantes do evento.
Não perca a essência
É importante que as confraternizações de fim de ano também mantenham um equilíbrio entre a essência do restaurante e as possibilidades de personalizações.
Vale a pena flexibilizar para que o grupo possa decidir entre opções do cardápio e, até mesmo, personalizar drinks. Ainda assim, é importante manter a personalidade do estabelecimento e trabalhar dentro dos itens disponíveis do menu. Afinal, essa atitude colabora para que o estoque não saia dos níveis normais e o estabelecimento consiga fazer o seu abastecimento de acordo com o movimento de clientes.
Outro ponto muito importante aqui é o atendimento oferecido nas confraternizações, que precisa ser dedicado ao grupo e altamente personalizado e qualificado. Além disso, é importante contar com uma estrutura bastante eficiente para que seja possível atender ao grupo durante todo o evento.
Como divulgar o atendimento para confraternizações de fim de ano
As opções para as confraternizações de fim de ano também devem ser divulgadas com antecedência. Assim, as empresas e grupos de amigos já podem se programar a partir do momento que começam a planejar o evento.
"Crie um material promocional, uma identidade dos eventos, e-mail marketing, display de mesa, material para porta-contas, apresentação institucional, posts, entre outros... E faça uma prospecção ativa em empresas", recomenda a consultora.
A especialista ainda dá a dica de criar pacotes de confraternizações e produtos que combinem com a proposta de cada evento. Com isso, é possível dar um toque ainda mais personalizado e fidelizar os clientes para que eles voltem a realizar a confraternização nas próximas ocasiões no estabelecimento.
Pensar de forma inovadora e usar o espaço com propostas diferentes é fundamental para manter o movimento e não perder dinheiro, especialmente em épocas mais difíceis como o Natal e o Ano Novo.