Neste ano, o Demonstrador da Indústria 4.0 traz tecnologias apresentadas pela primeira vez em uma feira de negócios e que podem ser facilmente inseridas em qualquer linha de produção. Em um espaço de 7 m², a máquina opera sem intervenção humana, fabricando mix de granola em uma lata. Para realizar o projeto, o Instituto Mauá de tecnologia contou com a colaboração de 23 empresas parceiras.
Antes de ganhar sua forma física, todo o projeto foi construído virtualmente – e os visitantes podem conferir o resultado, com a realidade virtual. Por meio dessa interação, é possível participar da simulação de uma linha de embalagens.
São diversas tecnologias aplicadas e que podem ser uma boa alternativa para quem deseja investir no aumento da produtividade e controle de qualidade – independente do porte da indústria. Um bom exemplo é o acompanhamento da linha de produção via QR Code, que facilita o monitoramento de diversas características do chão de fábrica.
“Para que ele funcione, é preciso uma rede de internet e a instalação de sensores – o que é um investimento relativamente baixo e muito simples de ser aplicado”, explica Ari Costa, um dos responsáveis pelo projeto e professor do curso de engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia. Ao fazer a leitura do código, o gestor terá em seu celular, em tempo real, todas as informações de sua linha de produção.
O professor afirma que com apenas essa solução já é possível elevar a qualidade do desenvolvimento dos produtos e ter uma melhora na produtividade. No entanto, quanto mais tecnologias aliadas ao seu processo produtivo, melhores serão os resultados do negócio.