Produzindo de acordo com a demanda de clientes, a empresa catarinense Perfor identificou em meio à crise atual oportunidades para aumentar o mix de produtos e realizar novos negócios com fabricantes de embalagens para alimentos e bebidas. Em 2016, a empresa apresenta três máquinas, que serão expostas na Fispal Tecnologia: um dosador, aplicadores e ensacadeiras. Embora complementares, os equipamentos podem ser adquiridos separadamente.
O dosador era um projeto antigo da companhia, “engavetado”, e foi retomado quando um cliente questionou a Perfor sobre a disponibilidade do produto e encomendou alguns. A máquina que funciona com sistema gravimétrico é uma resposta ao problema de variação de peso dos produtos enfrentado pelas empresa de embalagens de alimentos e bebidas.
Segundo o diretor comercial e administrativo da Perfor, Edson de Oliveira Lima, pequenas diferenças de peso acontecem, se percebidas por consumidores a reclamação vai para o SAC, mas se identificadas pelo Inmetro (Instituto Brasileiro de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as empresas podem ser multadas. “Esperamos resolver esse problema. O dosador vai diminuir essa variação e oferecer um peso mais padronizado.”
As ensacadeiras e os aplicadores podem ser instalados em linhas de ensaque de sacos valvulados e boca aberta com capacidade até 60kg e linhas de ensaque de Big Bag com capacidade até 2000kg. A ensacadeira tem com configurações principais:
- - Envase de produtos granulados e poeirentos;
- - Princípio de enchimento por sopro, rosca, gravitacional e turbina;
- - Produção de até 10 sacos/minuto;
- - Precisão de pesagem de +/- 0.5% à 1%;
- - Telas touch screen de 7 polegadas;
- - Comando por CLP;
- - Processadores duplos de 32 bits;
- - Controle de precisão da dosagem por cilindro pneumático, garantindo alta velocidade, reduzindo a vazão do produto para que ocorra a dosagem precisa;
- - Aplicador com magazine (opcional);
- - Parte elétrica conforme Norma NR10;
- - Parte mecânica conforme Norma NR12.
Sob pressão
De acordo com Lima, atuar em um mercado que produz sob demanda é preocupante, o retorno satisfatório de vendas pode acontecer em até três anos, entretanto, as máquinas só são montadas após a compra do cliente. Além disso, o diretor comercial e administrativo da Perfor afirma que os clientes da empresa ao desenvolverem novas linhas de produtos precisam de equipamento específico, logo “sempre tem demanda e saída de produtos”.
Um diferencial desse tipo de maquinário é a personalização ser criado considerando velocidade da linha de montagem das empresas clientes; metros por segundo da esteira da fábrica; produtos montados por minutos, além de utilizar informações como a dimensão das caixas, por exemplo.