Para manter as temperaturas correta dos balcões de produtos congelados e resfriados, o professor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves (SP), Marcos Gregório da Silva. diz ser necessário tomar alguns cuidados que se iniciam já na concepção do layout do mesmo.
Segundo o professor, esse layout deve ser concebido para evitar condições inadequadas como:
- Presença de luz solar e de correntes de ar quente;
- Conservação prévia dos produtos nas câmaras frigorificas;
- Procedimento de utilização do balcão expositor pelo funcionário; e
- Manutenção preventiva nos equipamentos.
Para evitar essas condições, da Silva sugere a contratação de um especialista em sistemas de refrigeração e com conhecimentos em logística na “cadeia do frio”, responsáveis tanto para o leiaute quanto para a manutenção dos balcões.
“Estes especialistas farão a verificação das questões de projeto, procedimentos e leiaute, além da realização da manutenção preventiva dos equipamentos”, comenta.
Mudanças constantes na temperatura do balcão: um grande problema
Por diversos motivos, a temperatura correta de balcões pode sofrer variações que, em casos mais graves, representam um grande problema para o açougue, pois o resultado pode ser até a perda total dos produtos armazenados.
Para evitar que a variação de temperatura seja elevada, excedendo o chamado “range de temperatura”, o professor do SENAI sugere que se inicie uma investigação sobre qual pode ser causa desta variação.
Segundo da Silva, esta variação pode ser decorrente de vários fatores, como: procedimentos de aberturas e fechamentos inadequados e excessivos, produtos sendo expostos acima da temperatura de conservação, volume e quantidade de produto acima da capacidade do balcão, entre outros.
O professor reforça que equipamentos com elevada variação de temperatura podem ocorrer principalmente por falta de manutenção preventiva.
Investigado o fator que afeta a temperatura correta dos balcões é hora de projetar um plano de ação para a solução. Este plano de ação pode ser o treinamento de funcionários ou recomendação quanto ao uso correto do equipamento, ajuste da quantidade de produto armazenado ou manutenção preventiva, dentre outras ações.