Uma das celebrações do mês de setembro, além do início da Primavera, é o Dia do Sorvete, celebrado nesta sexta-feira (23). A entrada na fase mais quente do ano aumenta o consumo das sobremesas geladas em todo o país, mas é possível explorar esse produto como parte nobre da refeição para aproveitar todo o apelo que ele tem perante o público e alavancar as vendas.
A pesquisa Fispal Food Digital com operadores do food service, realizada pela Fispal Sorvetes e Fispal Food Service (2022), em parceria com a EJFGV (agência Jr. da FGV), apontou que a introdução do sorvete como protagonista, indo além da sobremesa, tem potencial para elevar as vendas do produto, mesmo em épocas de frio.
A pesquisa aponta que 56,3% dos estabelecimentos oferecem sorvetes ou sobremesas congeladas. Entre os estabelecimentos que não oferecem o produto, o desafio, na maioria das vezes, está associado a falta de equipamento e recursos para armazenagem, e não à falta de demanda, segundo pesquisa da Fispal Sorvetes.
Geralmente, o sorvete é apresentado como sobremesa, apesar de vários pratos já contarem com o produto como integrante imprescindível para o sabor. A pesquisa mostra que já há um movimento de integração do sorvete ao prato principal, mas ainda há oportunidades para que isso seja aprofundado.
“Ao questionar os operadores sobre o papel dos sorvetes e sobremesas congeladas é possível compreender como o sorvete é apresentado aos clientes”, diz o estudo. “Pode-se perceber que na maioria dos casos, o sorvete é servido apenas como sobremesa. Contudo, a segunda alternativa com mais respostas é a que apresenta o sorvete como refeição, abrindo espaço para a tendência emergente.”
Essa opção ajuda inclusive a contornar a sazonalidade que é atribuída ao sorvete. O consumo intensivo concentrado na primavera e principalmente no verão pode estar relacionado ao papel dado ao sorvete, como algo que se consome à parte, quase sempre como sobremesa.
Durante as estações mais frias, a maior parte dos estabelecimentos que vendem sorvete e sobremesas congeladas fazem campanhas especiais durante as estações mais frias, diminuem a produção ou recorrem a outros produtos, mas a combinação com outros pratos quentes, como em uma banana Split tradicional, pode ajudar a alavancar as vendas na baixa temporada.
Além de impulsionar as vendas durante o inverno e o outono, a junção do sorvete a outros ingredientes ou pratos pode ampliar as vendas durante a alta temporada também, levando em conta que ainda existe um percentual elevado de potenciais consumidores que não foram contemplados pelas estratégias de marketing e vendas do varejo.
O maior benefício de aumentar a exposição da clientela aos sorvetes com mais opções no cardápio é a fidelização ao estabelecimento, diz a pesquisa: 32,6% dos gestores do food service destacaram principalmente a fidelização de clientes que gostam do produto, maior item apontado na pesquisa.
Além disso, quase 25% das empresas apontam que optam por expor o cliente aos sorvetes porque as pessoas compram o produto, embora não tivessem necessariamente buscando por ele.
Leia também: Indústria de sorvete: guia completo sobre o mercado da sobremesa gelada
Novas possibilidades
No Brasil, as datas comemorativas são oportunidades para incrementar o cardápio de sabores e surpreender os clientes com opções sazonais e exclusivas, aumentando as vendas e a fidelização.
A Selecta, por exemplo, lançou a sua versão Napolicopa, edição limitada, para o período da Copa do Mundo de Futebol, que começa no final de novembro, quando a demanda começa a ficar mais aquecida.
A Coleção Copa 2022 tem as cores da seleção brasileira de futebol para atrair primeiro pela aparência e depois, pelo paladar, dando uma coloração diferentes aos tradicionais sabores de chocolante branco (azul), morango (verde) e baunilha (amarelo).
“É um apelo altamente Instagramável, e o sorvete está explorando essa experiência completa, cada vez mais”, diz a Maestra Gelatiere, durante participação no Gelado Experience, no evento híbrido Fispal Sorvetes 2022.
Já as Festas Juninas foram contempladas com o gelato pé de moleque, que leva na receita calda base branca, um mix neutro, que é saborizado com amendoim e creme de amendoim com pedaços.
Tem ainda o Dia das Crianças, que está próximo, e o sorvete criado pela Pink Donuts para essa data é feito com calda base branca, chocolate branco com malte e confeito colorido.
“O gelato traz esse sabor de biscoito. E os donuts são produtos que estão em evidência no mercado. É um sabor para lembrar a infância. A ideia é trazer para o negócio receitas comemorativas de qualquer data”, diz um representante da marca.
Mas o consumidor final não precisa ficar esperando até o Dia das Crianças, no mês que vem, muito menos pela Copa do Mundo no final do ano ou mesmo as festas juninas de 2023. A demanda pode ser aquecida agora, nesse início de primavera.
E o ponto de partida pode ser exatamente o Dia do Sorvete.
A pesquisa completa Fispal Food Digital está disponível para download gratuito; veja aqui.
LEIA MAIS
- Drive thru de sorvete: das redes de fast food às pequenas gelaterias
- De funcionais a sabores regionais: tendências no segmento de sorvetes
- Delivery de sorvetes: como aperfeiçoar sua entrega de gelados
- Rotulagem nutricional e produtos inclusivos na indústria sorveteira
- Indústria 4.0 alavanca a produtividade de sorvetes