Os sorvetes preferidos dos brasileiros são o gelato italiano e o sorbet. Você conhece as principais diferenças entre eles? O gelato italiano é uma receita tradicional que leva leite como ingrediente principal. Já as receitas feitas à base de água, o chamado sorbet, é elaborado com polpa de frutas e baixo teor de gordura. Isso significa que pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose ou veganas. Outra diferença entre esses dois tipos de sorvete é a textura. Enquanto o gelato italiano tem uma textura mais cremosa e aveludada por causa da base de leite (ou creme de leite), o sorbet lembra uma “raspadinha”, e é extremamente refrescante.
Já a diferença entre o gelato e o sorvete é sutil, pois, tecnicamente falando, pode ser considerado o mesmo produto. Porém, aqui no Brasil, é usado o nome gelato para o sorvete que segue a receita tradicional italiana, utilizando exatamente a mesma técnica e as quantidades estipuladas de leite, açúcar e creme, com uma porcentagem menor de gordura, sendo um produto mais leve. O equilíbrio entre os ingredientes dessa receita faz com que, em baixa temperatura, o sorvete fique cremoso. Numa receita correta, não se nota cristais de gelo, e o produto não fica duro. Essa base cremosa pode ser saborizada com chocolate, pistache ou frutas, ingredientes naturais de preferência.
Empresas italianas
A Fispal Sorvetes 2022, que aconteceu no início de junho em São Paulo, apresentou os lançamentos de todos os segmentos voltados para o setor, desde equipamentos e embalagens, a matérias primas e ingredientes para atender demandas específicas de cada categoria.
Dois exemplos de empresas italianas com foco em matéria-prima para a produção de gelatos de qualidade levaram suas linhas para a Fispal Sorvetes. Como a Unigra com a linha Martini Gelato. Fundada em 1972 por Luciano Martini, soma mais de meio século de tradição na produção de ingredientes para panificação e confeitaria. “A fábrica no Brasil produz chantili, cremes, ganaches e base para gelato”, segundo a técnica Isabela Mimbu.
E a MEC3, também com foco no gelato italiano e com mais de 60 sabores, apresentou a linha MEC Protein, que é um ingrediente para gelato da linha Protein. Considerada uma linha fitness, é uma tendência do setor para atender esse segmento específico, sendo fonte de fibras e proteína e com até 61% menos açúcares, caso do sabor Dark Choco. Há ainda os sabores Chococo, Morango e Croc Cookies, todos com menos de 50% de açúcar, segundo a técnica Alessandra Carneiro.