A codificação na indústria de alimentos é um dos grandes desafios enfrentados atualmente. Afinal, estamos falando de uma realidade que a velocidade de produção precisa aumentar, ao mesmo tempo em que a quantidade de informações dos produtos é cada vez maior.
Neste cenário, somado às boas práticas exigidas pelo setor, a eficácia na codificação na indústria de alimentos é vital. É ela que vai garantir maior qualidade e agilidade na cadeia produtiva, melhorando a lucratividade e aumentando a segurança dos itens.
"Enxergar a sustentabilidade em qualquer processo industrial passa por dois fatores: a escolha da tecnologia adequada e boas práticas que estão ligadas à cultura da empresa. Nesses dois fatores, o porte da empresa independe, ou seja, é possível criar processos sustentáveis e ambientalmente amigáveis em empresas e linhas de produção de qualquer tamanho graças às tecnologias que hoje estão disponíveis", complementa João Fortes, gerente de produto da Sunnyvale.
Siga com a leitura e confira algumas dicas do especialista para codificar de forma eficiente e sustentável!
1 - Mudança na cultura interna
Para Fortes, o primeiro passo para melhorar a sustentabilidade nos processos industriais é criar a consciência sobre a importância da atividade nas equipes, além de tornar a produção segura para os operadores dentro das empresas: "isso envolve mudar a cultura, disseminar a informação de que sustentabilidade protege o ambiente de trabalho e, também, pessoas".
A codificação na indústria de alimentos deve partir de uma lógica e de estratégia. Ao mesmo tempo, ela demanda o uso de tecnologias de forma adequada. Portanto, é preciso rever processos e garantir que todos estejam cientes das mudanças que serão adotadas e dos respectivos impactos no negócio.
Só assim é possível manter todos focados nos objetivos e assegurar de que os processos serão realizados de forma correta, segura e sustentável.
2 - Implementação das tecnologias adequadas para a codificação na indústria de alimentos
Falando em tecnologia, a segunda dica está justamente em usá-la para agregar valor sustentável aos processos, mesmo que estejamos falando de pequenas e médias empresas.
3 - Sustentabilidade deve ser uma atividade global
É importante estar atento ao fato de que a sustentabilidade não deve ser prioridade apenas na codificação na indústria de alimentos ou no processo produtivo. Para alcançar este patamar, é importante enxergar o negócio como um todo, incluindo os destinos que serão dados aos resíduos.
A codificação na indústria de alimentos é uma tarefa que visa melhorar diversos aspectos da produção, que vão desde a gestão do estoque até a segurança dos itens. Portanto, ela precisa ser enxergada e trabalhada de forma integrada para que tenha resultados eficazes e sustentáveis.
Afinal, é este tipo de postura que permitirá otimizar os processos ao mesmo tempo em que se gera mais valor para os consumidores finais!