Ao mesmo tempo em que agrega valor ao planejamento econômico da companhia, apostar no reúso de água ainda pode trazer diversos outros benefícios diretos para o negócio. A seguir, você conhece as principais vantagens, de acordo com a opinião do especialista em recursos hídricos da ANA (Agência Nacional das águas), Cláudio Itaborahy e da gerente de meio ambiente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Anícia Pio.
1 - Economia de água e efluentes gerados
Uma consequência direta da implantação de um programa deste é a redução do consumo de água, que significa redução de custo, mas também, do volume de efluentes gerados, e seu impacto na natureza.
2 - Eficiência produtiva
Itaborahy é enfático ao defender que a implantação de um programa de conservação e reúso de água pelo setor industrial reverte-se em benefícios econômicos que permitem aumentar a eficiência produtiva, já que, quanto menos se gasta com o consumo do recurso, mais reverte-se em outras áreas do negócio.
3 - Marketing da sustentabilidade
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, hoje, o comportamento das empresas impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores. Por ser considerada uma prática positiva do ponto de vista ambiental, característica valorizada atualmente pelo consumidor moderno, apostar no reúso de água pode se traduzir num ganho de imagem para a indústria que se apropria do conceito do marketing da sustentabilidade ao divulgar suas boas práticas.
4 - Independência das concessionárias
A gerente de meio ambiente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Anícia Pio acredita que uma das vantagens em desenvolver um programa de reúso de água é a redução da dependência de concessionárias e do meio ambiente. “As empresas perceberam que a redução do consumo de água gera ganhos, é relativamente barata, e não precisa ser feita toda de uma vez”, diz.
5 - Despesas com manutenção
Além de consumir menos produtos químicos e otimizar processos, vale destacar a redução de custos operacionais e de manutenção dos sistemas hidráulicos e de equipamentos. “Na maior parte dos casos, os períodos de retorno dos investimentos envolvidos são bastante atrativos”, afirma sua mãe.