A indústria de Alimentos e Bebidas é altamente exigida pela segurança alimentar de seus produtos, não é mesmo? Por isso, quem passou pela Fispal Tecnologia 2017 pôde observar de perto diversas soluções para este quesito que impacta na qualidade do que é posto à venda e, por consequência, na longevidade da empresa.
Colaborar para preservar as condições de higiene, limpeza e temperatura de um ambiente fabril é uma condição das portas industriais. Com a aplicação de tecnologias, elas respondem bem à necessidade do gestor de uma indústria por economia de energia, aumento de produtividade e segurança.
Portas controladas por aplicativo
Todas essas vantagens competitivas estão representadas no portfólio da Tecnoportas, que apresenta neste ano uma solução mobile para abertura das portas. Desenvolvido em parceria com a empresa Mega Automatizadores, o aplicativo basta estar conectado à internet para emitir comandos de abertura, pausa e fechamento de qualquer lugar do mundo.
Administrado por meio de um login e senha, o app também atua como gestor de segurança ao dar níveis de acesso para os funcionários. “Só usuários cadastrados e liberados pelo gestor podem se beneficiar dos acessos e horários determinados para cada tipo de usuário. Além disso, é fornecido um relatório de abertura e fechamento dos ambientes que têm a porta industrial instalada com o aplicativo”, diz Humberto Barros, representante da Tecnoportas.
A escolha da porta industrial
Desconfie de quem prometer a entrega de uma porta industrial sem antes identificar as necessidades da empresa e consultar as condições físicas do espaço. “Portas são feitas por projetos, de acordo com as características da empresa. É preciso entender com cada indústria questões como velocidade, consumo de energia, segurança, peso, fixação e material”, afirma o profissional.
Com certificações de qualidade como a ISO 9001 e a SGS, a Tecnoportas produz portas de enrolar, de até 15 metros de comprimento, em aço galvanizado para o ramo industrial com lâminas fechada e com transparência. Outra opção disponível no estande da marca é a porta seccionada com camadas de aço galvanizado e poliuretano injetado, ideal para o aproveitamento de espaço, tanto horizontal quanto verticalmente.
“É resistente e não muito pesada. Ainda tem funções térmica e acústica, com comando de abertura por controle remoto, botoeira e aplicativo.” O mesmo produto reúne pontos importantes para a indústria de alimentos e bebidas: é capaz de evitar contaminação por temperatura ao abrir 2 metros por segundo, evitar contato manual – apenas por aproximação -, e conter sensores antiesmagamento e antichama.