*Por Martin Eckhardt, Presidente da ABRASORVETE
Em 2020, fundamos a Abrasorvete com a missão de transformar o setor de sorvetes e gelados comestíveis no Brasil. Acreditamos que o sorvete é mais do que apenas um produto, é uma paixão que une pessoas de todas as idades e classes sociais.
Com mais de 200 empresas associadas e representantes de diferentes segmentos da indústria, nos tornamos uma fonte confiável de informações e uma voz unificada para o segmento.
Unimos o setor sorveteiro e toda sua cadeia produtiva para o benefício coletivo. Independentemente do tamanho – pequeno, médio ou grande –, todos são bem-vindos, sejam eles sorveteiros, fornecedores ou entidades representativas do setor.
Juntos, buscamos promover a troca de ideias, informações e sugestões para o desenvolvimento, qualificação e profissionalização do setor sorveteiro no Brasil. A Abrasorvete nasceu da sede de mudança, renovação e representatividade, com o propósito inabalável de valorizar nossos associados.
Relacionado: Consumo de sorvetes no Brasil: expectativas para 2024
Dia do Sorvete sem Imposto
Dentre as ações de destaque da Abrasorvete, temos a campanha "Dia do Sorvete sem Imposto". Em 2022, lançamos essa campanha em nível nacional com o objetivo de conscientizar a população sobre o impacto dos tributos no produto, chegando a cerca de 35%, variando de estado para estado.
Há anos, o consumo per capita de sorvete no Brasil permanece estagnado, em nítido contraste com os índices de países vizinhos, da América do Norte e até mesmo da Europa, onde o frio predominante não impede um consumo substancialmente maior.
A campanha foi um sucesso e contou com o apoio das associações regionais, abrangendo um total de 13 estados que aderiram ao movimento.
A mobilização foi muito positiva porque mostrou mais uma vez o peso da alta carga tributária incidente no setor e comprovou a influência do produto mais acessível nas vendas com um incremento de no mínimo 50% na comercialização por parte das empresas. Isso está diretamente relacionado ao valor do sorvete, que vendido sem os 35% de imposto ficou muito mais acessível aos consumidores.
Relacionado: Tendências em food service e sorvetes para 2024
Projeto 50 em 10
Sendo o Brasil um País tropical, forte no setor de agronegócio, na produção de frutas e outros insumos, consideramos o consumo per capita do sorvete no Brasil muito baixo em relação aos outros países.
Baseado nisso, em junho de 2023, lançamos o projeto "50 em 10", com o objetivo ambicioso de aumentar em 50% o consumo de sorvetes em um período de 10 anos e estamos trabalhando na estratégia junto a outras entidades, como a CNI, Sebrae, SENAI, SENAC, Fispal, ABRAS, entre outras, para consolidar essa campanha e impulsionar o crescimento sustentável do setor como um todo.
O último estudo da Euromonitor, realizado em 2023, revelou que o mercado de sorvetes no Brasil representa 380.9 milhões de litros em volume e R$16.5 bilhões em valor.
Diante do constante crescimento do mercado e perspectivas positivas, a previsão é de que em 2028 as vendas alcancem R$20 bilhões em nosso País. E, para que esse cenário se consolide, acreditamos que são necessárias mudanças significativas no sistema tributário e no chamado "Custo Brasil".
A redução de impostos e a melhoria do ambiente de negócios são fundamentais para tornar o sorvete mais acessível à população, estimulando um consumo mais expressivo.
Nós, da ABRASORVETE, unidos e comprometidos com a paixão pelo sorvete, continuaremos a trilhar esse caminho de transformação.
*Martin Eckhardt é Presidente da ABRASORVETE – Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis
LEIA MAIS
- Como montar uma fábrica de sorvetes para revenda
- Onda de calor impulsiona venda de sorvetes; saiba como aproveitar o momento
- Exemplos de Inovação em Produtos na Indústria de Sorvetes
- Indústria de sorvete: guia completo sobre o mercado da sobremesa gelada
- Dia do Sorvete: panorama e insights sobre a indústria sorveteira