A lista de desafios para produtores e comerciantes de vinhos é extensa: aumentar a rentabilidade em ano de crise econômica, vender o produto nacional para turistas estrangeiros , agradar ao “marinheiro de primeira viagem”, defender a bebida brasileira ante a procura do consumidor pelo vinho internacional, além de dificuldades com a distribuição no País e impostos altos. Encontrar soluções para esses problemas também não é fácil.
Segundo o consultor da WTBC (Wine Thinking Brand Communication), Vinicius Aranha, essa dificuldade em superar tais obstáculos é resultado de sempre buscarmos as mesmas repostas e insistirmos no óbvio, pensando em valorizar os atributos da marca e não em entregar o que o consumidor/ser humano quer. Quatro ações podem te ajudar a solucionar essas questões:
1-Tome decisões centradas no ser humano. O produto deve facilitar a vida das pessoas.
2-Questione as questões. Estamos fazendo as perguntas certas? De acordo com Aranha, estamos condicionados a perguntar o óbvio para termos repostas rápidas e, às vezes, automáticas para problemas diferentes.
3- Construa para pensar. Desenvolva soluções se organizando em grupo. É mais fácil encontrar a resposta coletivamente, de preferência com profissionais de diferentes áreas apontando diferentes aspectos da situação.
4-Iteração. “Isso é o futuro”, aponta o consultor. Iterar é repetir, é um processo de resolução de uma equação mediante operações em que sucessivamente o objeto de cada uma é o resultado da que a precede.