Informação é o novo petróleo. É o que diz uma expressão já certamente bastante utilizada, mas que continua atual. Empresas que dominam os dados e tiram deles insights para novas soluções têm potencial para liderar suas indústrias. Assim sendo, no setor de alimentos, a rastreabilidade se torna um sistema muito eficiente de extração dessa matéria bruta e muito valiosa, que são os dados.
Indústrias grandes vêm liderando o processo de rastreabilidade do seu setor para garantir a segurança alimentar e vantagens competitivas interessantes. Além de dominar as informações ao longo de toda a cadeia, as empresas conseguem se aproximar do consumidor utilizando as ferramentas e os processos de rastreabilidade em conjunto com um simples smartphone, que pode levar ao consumidor informações precisas sobre aquilo que ele serve em sua mesa.
Para além de indústrias e consumidores, a rastreabilidade também favorece produtores de todos os tamanhos e tipos de alimentos, que conseguem ter uma visão ampla daquilo que adquirem como substratos para suas atividades diárias, como, por exemplo, a qualidade do alimento que é dado ao gado na indústria de carnes ou de leite.
Diante de todo esse potencial, grandes marcas têm inserido tecnologia nesse processo de monitoramento de toda a cadeia, o que dá uma visão 360 graus, da matéria prima até a gôndola. Confira alguns dos cases de sucesso em rastreabilidade e os potenciais e desafios dessa atividade no setor de alimentos.
Registre-se para fazer download desse recurso
Cadastre-se e receba informações de ponta, pesquisas e opinião de especialistas sobre o setor alimentício, da indústria ao food service. Tenha acesso a todo conteúdo premium.
Registrar Agora