Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Suplementos alimentares: quais as tendências de consumo para 2023?

Suplementos alimentares.jpg

Adoção de novos hábitos impulsionam o crescimento do setor. Empresas buscam se adequar as necessidades e demandas do consumidor

Ano a ano, sabemos que existe um desafio em se conhecer os hábitos dos consumidores. Em relação à saúde e o bem-estar, é cada vez maior a quantidade de evidências científicas que demonstram a associação dos suplementos alimentares como aliados da longevidade e qualidade de vida.

Os consumidores estão adotando um comportamento mais consciente na hora de escolher seus suplementos, por outro lado a indústria precisa estar munida de informações para oferecer o que, de fato, eles buscam, de acordo com suas necessidades e objetivos de performance.

De acordo com o presidente da Brasnutri, Synésio Batista da Costa, a entrega de produtos práticos e saudáveis que, ao mesmo tempo, sejam acessíveis ao público estão liderando cada vez mais as escolhas de consumo. “As pessoas possuem necessidades diferentes e, por isso, certos produtos podem ser mais importantes ou necessários para alguns do que para outros. Sabemos que a adoção de novos hábitos certamente são um caminho sem volta. Com isso, o setor de suplementos alimentares estuda continuamente as novas demandas do consumidor para que essas necessidades sejam atendidas”.

Os produtos destinados ao público vegetariano e vegano, ou seja, que não possuem nenhuma substância de origem animal em sua composição, passaram a ter destaque na escolha do consumidor, pois possuem mais benefícios à saúde e menor probabilidade de reações alérgicas.

Destacamos duas principais categorias de crescimento do setor, que são as proteínas e os aminoácidos, em especial a creatina”, comenta Synésio. “Os produtos prontos para consumo, como barrinhas de proteína, snacks saudáveis e bebidas proteicas, também foram responsáveis pelo impulsionamento das vendas durante o ano passado, seguindo a tendência do mercado que busca rapidez, praticidade e saudabilidade”.

Relacionado: Regulamentação de suplementos alimentares: conheça as leis da ANVISA que regem o mercado

A mudança de percepção do consumidor aparece de forma clara com o crescimento da procura pelo suplemento de creatina, que se tornou o segundo suplemento mais procurado pelos consumidores. De acordo com estudos, a creatina, além de atender às necessidades específicas para quem pratica exercícios físicos, contribui para a prevenção e tratamento da sarcopenia. O suplemento também é considerado pelo público vegetariano, que por não ingerirem proteínas de origem animal possuem menor quantidade de creatina no músculo, respondendo melhor à suplementação.

O grande mix de opções ofertados pelo setor reúne um portifólio que apresenta formulações de sabores e blends criativos nos produtos, principalmente quando falamos do whey protein (proteína isolada do soro do leite), um dos suplementos mais conhecidos e usados por praticantes de atividades físicas, e que, de acordo com estudos científicos, também auxilia outros públicos que tanto necessitam de um aporte de proteína no organismo como desejam manter uma dieta adequada, conforme orientação profissional.

Baixe grátis o infográfico sobre o que é um suplemento e quais os benefícios dele.

O Summit Future of Nutrition, congresso científico da Fi South America, reserva um dia para os ingredientes funcionais e nutracêuticos. O dia 8 de agosto será dedicado aos Health Ingredients. Garanta já seu ingresso no site oficial.  

[FiSA]Botão-Credenciamento-Summit.gif

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar