No setor de alimentação fora do lar, adotar tecnologia no dia a dia dos estabelecimentos, seja operacional ou gerencial, ajudou muito nestes últimos 2 anos, não só por causa da pandemia, mas também por questões de rentabilidade do empreendimento.
A redução da equipe de trabalho, por exemplo, tem se tornado um dos grandes desafios e uma das maiores dores dos restaurantes: os gestores enfrentam a falta de mão-de-obra engajada e qualificada, além dos altos custos. Neste cenário, a automação vem como uma das opções para rapidamente atender esta demanda e ajudar aos donos de bares e restaurantes a resolvê-la.
Trago aqui neste artigo alguns fatos sobre como a automação e os QR Codes podem ajudar seu negócio e a experiência de seu consumidor ficarem cada vez melhores.
Pedidos por QR Code
Os QR Codes já estão por aí há alguns anos, em várias indústrias, mas recentemente vieram parar em um lugar de destaque no setor de food service, para contemplar o chamado atendimento “sem contato”, principalmente no quesito cardápio, os quais são acessados pela câmera do seu smartphone.
Quando usado localmente, dentro do estabelecimento, o QR Code pode apenas apresentar o cardápio, ainda sendo necessário fazer o pedido a um garçom, ou permitir que o cliente faça o pedido online, por ali mesmo. Ainda pode ser possível fazer o pedido em um sistema fixo, como um totem. Já fora do restaurante, o QR Code leva a um site ou aplicativo onde o consumidor irá ver o cardápio e fazer o pedido para ser entregue ou retirado no estabelecimento.
A experiência do consumidor em um restaurante automatizado traz benefícios não somente para o estabelecimento, mas também para o consumidor, que é atendido com muito mais presteza e acuracidade.
Consumidores podem facilmente ter acesso ao cardápio e fazer seus pedidos usando seus próprios telefones celulares, sem ter que depender do garçom chegar até sua mesa. E ainda liberam a equipe para cuidar de outras tarefas importantes para uma boa experiência, como ambiente e serviço.
Em um restaurante que possua um sistema de pedidos eletrônicos, integrado ao seu sistema de ponto-de-venda, acelera vários pontos do processo de compra e atendimento, além de evitar erros e desperdícios.
Também devemos lembrar as facilidades que um cardápio digital traz para operação, como troca de preços, destaque para promoções, cardápios em vários idiomas, e até mesmo os custos com a produção dos cardápios impressos.
Um dos pontos importantes de trabalhar com uma solução que possa ser chamada de “própria”, é não ter que pagar altas taxas para os aplicativos de terceiros ou mesmo para os marketplaces – quando o ponto for alavancar seus pedidos. Com os sistemas de QR Codes integrados, o mesmo aplicativo pode ser usado dentro da loja e para fazer pedidos de delivery ou take-out.
Melhorando sempre a experiência do consumidor
Muitos podem achar que os QR Codes nas mesas ou o acesso do consumidor pelo aplicativo pode trazer um distanciamento que faça o cliente se sentir menos acolhido. Toda tecnologia tem seu público e cada restaurante deve olhar para sua experiência como um todo.
A função do garçom não deve ser vista como dispensável, pois eles devem estar ali para apoiar com informações detalhadas do serviço. O que o QR Code faz é, além de acelerar o processo, ajudar quem gosta desta tecnologia, mas nada pode ser obrigatório por completo.
Com a tecnologia, sua equipe tem mais tempo de fazer ofertas e aumentar a venda, bem como garantir que a comida chegue à mesa perfeita e seja tudo muito surpreendente.
Pagamento sem contato
O pagamento também sempre foi um ponto de bastante atrito na jornada do cliente, que precisa esperar a chegada da “maquininha” ou o troco. O pagamento atrelado a operação digital, pelo pedido através do QR Code, é uma maneira de facilitar a vida do consumidor e acelerar o giro de mesa (ou da fila) para o restaurante. Todos ganham.
Quando olhamos para o todo do processo de transformação digital, podemos garantir que a tecnologia está aqui para ficar e que nem todo tipo de solução se adequa a todo tipo de estabelecimento.
Uma boa consultoria é sempre importante para que você não desperdice tempo e dinheiro (e a paciência de seus consumidores também) com tentativa e erro. Evite este tipo de situação e faça a escolha certa.
*Marcio Blak, criando estratégias de crescimento para softwares de food, varejo e Franquias.
LEIA MAIS:
Cardápio digital ou físico: preferência divide a opinião do consumidor
Pagamento sem contato: o mundo Contactless 3.0
Como tornar seu cardápio mais digitalizado, inteligente e efetivo