Cada tipo de embalagem tem uma quantidade de camadas bem específicas. Desde barreiras de proteção até soluções especiais de acabamento. As embalagens cartonadas assépticas, por exemplo, mais conhecidas como embalagens longa vida possuem 6 camadas e utilizam 3 tipos de material.
Embalagens flexíveis, cartuchos de papel e outros tipos de embalagem também podem conter uma boa quantidade de camadas, de acordo com suas soluções e promessas de entrega.
Mas existe uma nova camada que vem sendo cada vez mais utilizada em todos os tipos de embalagem: a camada virtual. É onde marcas e produtos se conectam com as expectativas do seu consumidor através dos mais diversos sistemas e conteúdos. Do RFID ao QR CODE, passando por códigos customizados oriundos de diferentes plataformas digitais.
Hoje, pensar na camada virtual da embalagem é primordial para se diferenciar e se proteger em mercados cada vez mais competitivos. Sistemas de rastreabilidade, soluções para economia circular, conferência de autenticidade e conteúdos de entretenimento aplicados na camada virtual da embalagem apresentam curvas de crescimento exponenciais.
Com o avanço da internet 5G e de dispositivos móveis poderosos cada vez mais acessíveis, as tecnologias de conteúdo virtual para embalagem se tornam obrigatórias para gerar diferenciação e confiabilidade perante o consumidor.
Einstein já dizia que nas crises nascem ideias, estratégias e soluções. A camada virtual da embalagem abre uma janela de oportunidades para elevar produtos e embalagens para o próximo nível.