Quando falamos de atendimento, seja em lojas ou restaurantes, o objetivo da melhor experiência é uma jornada fluida e, preferencialmente, rápida.
No momento do pagamento, não podemos deixar toda aquela atmosfera do bom atendimento ir por água abaixo, proporcionando um momento de dificuldade, geração de fila, e claro, de estresse: "Só aceitamos dinheiro, senhora!", "No momento estou sem troco para R$ 50, senhor!".
Em alguns locais ainda costumamos escutar este tipo de diálogo e, confesso, isto muito me irrita! Até porque existe solução tecnológica para tal, e cada vez tem sido mais utilizada.
De uns 4 anos para cá, com a difusão da tecnologia NFC (Near Field Communication), vem sendo cada vez mais usado o pagamento contactless, sem contato. Inicialmente foram os cartões de crédito e débito que trouxeram este método de pagamento por aproximação nas maquininhas mais modernas. Com a pandemia, este processo "sem contato" tornou-se fundamental – o que disparou este uso no varejo em geral.
Isto por si só já agiliza bastante o pagamento nos caixas, pois o cliente não precisa inserir o cartão, digitar a senha, o que torna mais rápida a transação. Mas o modelo não para por aí.
Com os dispositivos digitais como celulares ou smartwatches – e quem sabe mais o que vai surgir nos próximos anos –, estes cartões de crédito e débito pularam para dentro destes aparelhos e, pela tecnologia NFC, fazem agora este papel.
Ainda assim, existe o momento de ter que aproximar, de ter que interagir com um caixa. E isto também ainda gera filas e tempo, menores de fato, mas gera.
Mas um dos pontos importantes da NFC, é que podemos transformar qualquer dispositivo - como um celular comum - em um "caixa" para receber pagamentos por aproximação, já que não necessitam de pinpad (para digitar a senha) ou mesmo slot (fenda) para inserir o cartão com chip.
Para que a jornada seja fluída, como falamos no início deste artigo, alguns novos caminhos têm expandido este conceito de contactless via NFC. As Digital Wallets (carteiras digitais) com os famosos QRCodes, tem sido um grande rival, ou mesmo aliado, da NFC, e amplia a ideia do "sem contato".
Mas nada é mais rápido do que levantar da mesa e sair pela porta do restaurante, ou da loja, sem ter que passar no caixa. Calma! Não estou dizendo que é para sair sem pagar, é claro que não!
Desde que surgiram apps onde autorizamos o uso do nosso cartão de crédito e disponibilizamos estes nas carteiras digitais, é possível que sua conta seja paga de forma automática, mesmo numa loja presencial, sem filas, sem estresse e sem ter que ter troco para R$ 50.
Ai sim, a jornada será contactless, fluída e rápida! E seu negócio, está preparado para esta nova jornada?
*Marcio Blak, criando estratégias de crescimento para softwares de food, varejo e Franquias
LEIA MAIS:
Restaurantes: levem sua marca no digital tão a sério quanto no físico!
O mundo food e seu delivery também querem ser Open!
A guerra dos QR codes nos restaurantes
A experiência 4.0 do consumidor em bares e restaurantes
5 boas dicas para seu restaurante não quebrar