*Autor: Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Brasileira Vegetariana.
O Brasil vem assistindo a um grande movimento que surgiu nos últimos anos: o movimento vegano. Mas diferentemente do que pode parecer, esse fenômeno não se limita a um grupo específico de pessoas que decidiram seguir o veganismo em seu dia a dia. Cada vez mais, pessoas de todas as camadas sociais, crenças e posicionamentos vêm sendo influenciadas por essa forte tendência que parece estar cada vez mais poderosa.
É comum, consumidores darem preferência para um cosmético, um produto de higiene pessoal ou mesmo de limpeza veganos, independentemente desse consumidor se encaixar em um ou outro perfil. Eles podem frequentar restaurantes tradicionais, comerem suas carnes, mas ainda sim, escolherem pratos à base de vegetais em um ou mais dias da semana.
Para confirmar, ou não, essa nova faceta dos consumidores, uma pesquisa realizada pelo IPEC, em 2021, demonstrou que 46% dos entrevistados evitam, por vontade própria, consumir carnes pelo menos um dia da semana. Nessa mesma pesquisa, 32% responderam optar por opções veganas quando estas estão destacadas no cardápio do estabelecimento.
Atentos a esse movimento do mercado, proprietários de restaurantes começaram a oferecer tais opções ou mesmo incrementar seus cardápios no intuito de dar a esse consumidor uma experiência que o conquiste, que o faça "querer voltar".
Nesse cenário, acabamos por entrar em um círculo virtuoso, onde consumidores mais conscientes e mais exigentes, estimulam o crescimento das opções veganas disponíveis no mercado, por consequência, mais pessoas se tornam curiosas quanto a esses produtos, gerando um acréscimo na demanda refletida na outra ponta, ou seja, no próprio estabelecimento e, assim, o ciclo de retroalimenta.
O movimento vegano ganhou força a pouco tempo, muitos ainda não o compreendem de forma clara, mas sua relação perante as emergências ambientais, de saúde da população e de nossa postura diante dos animais nos dão uma boa pista do potencial que esse mercado guarda consigo e o porquê dele vir surpreendendo muita gente, sejam consumidores ou mesmo empresários e empreendedores.
A SVB está na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes com uma ilha dedicada à produtos naturais, alimentação saudável e alimentos funcionais. Os visitantes encontram novidades e soluções de produtos veganos e vegetarianos. Visite o evento no Expo Center Norte, em São Paulo, de 7 a 10 de junho. O credenciamento antecipado pode ser feito pelo site oficial.
LEIA MAIS
O mercado de cosméticos e a "descoberta" do veganismo
Brasileiros reduzem consumo de carne e estabelecimentos se adaptam
Lácteos plant-based: o que saber sobre o novo segmento