Embalagens e plataformas digitais são soluções bem distintas, mas pensar na embalagem como se fosse um aplicativo, por exemplo, pode ser um exercício interessante, especialmente para quem deseja atrair e reter atenção neste conectado mundo novo.
Plataformas digitais são soluções em constante evolução. Não existem aplicativos prontos. Até os mais consagrados estão bem longe da perfeição. Assim como não existem empresas prontas.
Pensar embalagem como se ela fosse uma solução digital é evoluir constantemente em duas tarefas principais: proporcionar uma experiência incrível e tornar essa experiência acessível ao maior número de pessoas.
É claro que o processo para atualizar uma solução digital é bem mais simples, econômico e rápido do que uma mínima evolução em qualquer tipo de embalagem. O ponto está na forma de pensar a embalagem, como algo que precisa estar em constante evolução.
De repente, não estamos mais produzindo embalagens e vendendo produtos. Estamos estimulando a educação, curando angústias, tornando a vida das pessoas mais agradável. Essa é a verdadeira ideia por trás do conceito "always beta", super adequado para o mundo digital e, por que não, da embalagem daqui pra frente.
Vale refletir: depois de todas as transformações que vivemos durante este período de pandemia, quantas atualizações você fez no seu portfólio de produtos? Quantos ajustes você fez na sua embalagem para acompanhar a mudança de comportamento do consumidor?
Definitivamente, a melhor versão da sua embalagem e do seu produto é a próxima.
*Henry Assef é executivo de Realidade Aumentada e Virtual na Massfar, empresa autorizada Zappar para Brasil e Portugal.