A embalagem sempre desempenhou um papel importante no mercado alimentício. No varejo, além de proteger o produto e manter sua qualidade, ela é uma poderosa ferramenta de marketing. Com suas cores, design e informações, as embalagens atraentes podem despertar o interesse do consumidor, destacar-se na prateleira e transmitir confiança sobre a qualidade do alimento.
Esse conceito também ganha forças no delivery, onde as embalagens passam a exercer o importante papel de comunicar a identidade da marca, contribuir para uma melhor experiência de consumo e influenciar na satisfação do cliente.
No setor de pizzarias, a utilização da embalagem como estratégia de diferenciação vem ganhando cada vez mais força.
Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, destaca que nos últimos anos houve uma transformação na forma de ver a embalagem da pizza. “Antes a preocupação era fazer a pizza chegar ao cliente com muita qualidade, sem perder as características. Agora, só isso não basta. Claro, que a embalagem precisa cumprir o papel de acondicionar o produto da melhor maneira, mas também deve ser pensada de forma a representar a imagem da pizzaria e se comunicar da melhor forma com o cliente. E, há alguns anos, isso já é praticado em alguns negócios”.
Para quem ainda não adotou a embalagem como estratégia, a entidade dá algumas dicas. A Apubra fez um levantamento de ações realizadas no mercado de pizzaria e compartilha agora nesse artigo. Confira!
Como começar a utilizar a embalagem para pizza como estratégia?
O primeiro passo é a empresa ter muito bem definido quais são os seus conceitos.
Comece avaliando a missão, visão e valores da empresa, como se comunicam com o mercado, tanto nos meios digitais quanto off-line.
Outro ponto importante é estudar o público e revisar as últimas ações e campanhas que deram bons resultados.
Em comunicação, veja quais são os tons adotados pela marca, por exemplo, se é mais séria, clássica, divertida ou moderninha.
Feito isso, a pizzaria terá mais sucesso ao escolher qual estratégia será aplicada na embalagem.
Comunicando conceitos na embalagem para pizza
Para inspirar os empresários, selecionamos 4 possiblidades que são praticadas no mercado de pizzaria e geram bons resultados.
Embalagens sustentáveis
Muitas pessoas estão cada vez mais preocupadas com o impacto ambiental dos produtos que consomem. Para as pizzarias que adotam práticas sustentáveis, uma possibilidade é o uso de materiais biodegradáveis, recicláveis ou compostáveis.
Além da substituição, é importante o cliente tomar consciência dessa medida. Por isso, utilize a própria embalagem para comunicar que ela é sustentável. Além disso, é fundamental reforçar essa medida por meio dos canais de comunicação da pizzaria.
Embalagens com isolamento
Também conhecida como embalagem térmica, esse modelo foi desenvolvido para garantir a melhor retenção de calor durante o transporte, fazendo com que as pizzas sejam entregues quentes e frescas.
É o tipo de embalagem que o cliente já percebe a diferença na hora que recebe a pizza, mesmo assim, vale reforçar o objetivo do produto.
A embalagem térmica demonstra um carinho com o produto e cuidado extremo com a experiência do cliente. Sendo assim, é muita indica para pizzarias que valorizam o serviço e trabalham com produtos premium.
Embalagens interativas
Algumas pizzarias buscam aumentar a interação com os clientes. Para isso, uma alternativa é utilizar códigos QR, que são escaneados pelos Smartphones, para promover experiências digitais.
Nesse caso, existem várias alternativas, tais como ofertas especiais, dicas de receitas, mensagens em vídeo de alguém famoso, jogos interativos, concursos e até playlist, para que as pessoas possam comer pizza ouvindo uma boa música.
Trata-se de uma estratégia muito interessante, em especial para aquelas pizzarias com um público mais moderno e focado em tecnologia.
Embalagem com realidade aumentada
Ainda para quem gosta de tecnologia e inovação, a realidade aumentada é uma alternativa muito mais intensa.
Também utilizando o Smartphone, a realidade aumentada combina elementos virtuais, como imagens, informações ou objetos 3D, com o ambiente real do usuário.
Essa experiência permite aplicações em diversos campos, desde jogos a demonstração detalhada sobre o preparo da pizza. Imagine o cliente visualizando a pizza entrando no e se transformando, como se fosse ele quem estivesse preparando?
Sem dúvida, será uma experiência divertida e inovadora.