Confira 5 dicas para implementação de cultura em bares, restaurantes e rede de franquia de alimentação.
Muito se fala sobre mapeamento de processos, fluxos de trabalho e checklists dentro de negócios de alimentação como hamburguerias, pizzarias, cafeterias e outras franquias de alimentação. Contudo, pouco se aborda sobre o engajamento das pessoas nesses processos.
É comum confundir engajamento com motivação, e gestores frequentemente gastam muito dinheiro em workshops, palestras, treinamentos e mentorias. Não desmereço essas atividades; pelo contrário, quando bem-feitas, são extremamente valiosas.
A crise do engajamento é global. Um relatório da Gallup, representada pela consultoria Ynner no Brasil, analisou dados de abril de 2022 a março de 2023 de mais de 160 países e constatou que 77% dos trabalhadores se sentem desengajados, e 51% estão procurando um novo emprego.
No Brasil, a situação não é muito diferente, com 72% dos trabalhadores desengajados. “É um número bastante impactante, já que estudos mostram alta correlação entre engajamento e desempenho econômico-financeiro”, afirma Yuri Trafane, CEO da Ynner.
Já parou para pensar o quão complexo é para um colaborador ou freelancer compreender os objetivos de um processo operacional sem uma cultura implementada? Onde não há cultura, não há propósito, e sem propósito é impossível engajar alguém.
Uma empresa não vive sem cultura; se não for implementada pelo dono, a equipe, através de seus alinhamentos paralelos, criará suas próprias culturas, muitas vezes sem o conhecimento dos gestores. Este artigo lhe ajudará a compreender a importância da cultura em negócios de alimentação e a sair desse cenário.
Relacionado: 7 principais problemas que levam uma franquia de alimentação a falência
5 dicas para implementar a cultura organizacional
A seguir, compartilho cinco passos importantes para avaliar a sua empresa e implementar uma cultura organizacional que engaje as pessoas em processos através dos propósitos.
1. Reconheça a relevância da cultura nas empresas, mesmo naquelas com apenas um funcionário. Com a rápida mudança nos hábitos de consumo, concorrência, alta da inflação e novas gerações com dificuldades de interação e comunicação, o propósito através da cultura nunca foi tão determinante para o sucesso de um negócio de alimentos e bebidas.
2. Defina os valores da sua empresa. Por que seu restaurante existe? O que faz o cliente sair de casa ou pegar o telefone para comprar o seu produto e viver a experiência que você proporciona? Qual é o público-alvo? O que fará sua empresa ser lembrada e recomendada? Detalhe ao máximo para clarear o que realmente é o seu negócio.
3. Mantenha seus valores consistentes no mercado. Analise como se manter com padrão e qualidade em cada aspecto que te torna único. Comece pelos pontos de melhoria, identificando problemas e barreiras a enfrentar. Estruture estratégias para reter a fidelidade dos clientes, mesmo com o surgimento de concorrentes. Aqui, você define as forças e fraquezas dos seus valores.
4. Alinhe os valores da empresa com seus funcionários através de objetivos claros. Apresente a empresa, seus pontos fortes, os valores e os objetivos a serem alcançados. Explique as barreiras e conflitos que podem surgir e como superá-los. De forma clara e intuitiva, mostre os pontos fortes da empresa e quem são os clientes. Use uma linguagem de fácil entendimento para que os funcionários compreendam por que os clientes se interessam em consumir e viver a experiência na sua empresa. Isso deixará claro o que cada um precisa entregar através do processo operacional.
5. Defina metas, regras e controles para acompanhar a evolução do lucro líquido da empresa. Com objetivos claros, implante indicadores de fatores de correção, desperdícios, contagem de estoque, CMV, DRE, entre outros controles necessários para o gerenciamento da empresa. Com clareza sobre o que estão fazendo, por que estão fazendo e o impacto disso na empresa e para o cliente, cada colaborador entenderá sua contribuição.
Não podemos romantizar a cultura organizacional de um negócio de alimentação. Estamos em um setor que mistura varejo com indústria e enfrenta grandes dificuldades inflacionárias e de mão de obra. Portanto, seja direto ao ponto.
Com a cultura implementada, desenvolva um plano de manutenção e monitoramento das ações. Isso reduzirá a rotatividade e facilitará a retenção de talentos. Um pequeno descuido pode comprometer todo o empenho, levando a começar do zero.
LEIA MAIS