Os benefícios da nanotecnologia já são conhecidos em diferentes setores industriais, como farmacêutico, eletrônica, automobilística, têxtil, energia, entre outros. Cada vez mais organizações se utilizam da tecnologia para a obtenção de produtos inovadores e com vantagens como a otimização de resultados e redução do impacto ambiental. Esses diferenciais também têm sido procurados pelas empresas que atuam com alimentação e suplementação.
A nanotecnologia pode ajudar na alimentação e suplementação possibilitando um universo de novas experiência aos consumidores. Além de possibilitar uma melhora na qualidade e estabilidade dos nutrientes, pode proporcionar uma versatilidade de apresentações destes nutrientes aos consumidores. Ao invés de ingerir as tradicionais cápsulas ou comprimidos, indesejadas por idosos e crianças, os consumidores podem obtê-los através de produtos líquidos, como bebidas, sopas, iogurtes. Os nutrientes que se apresentam nesta tecnologia possuem uma absorção muito maior, e por isso uma dose muito menor é necessária, facilitando a aplicação nos mais diversos tipos de alimentos.
A demanda por suplementos alimentares já apresentava uma curva ascendente de crescimento e que foi acentuada pela Pandemia de Covid-19. A preocupação com a prevenção da saúde, aliada à necessidade de melhor imunidade, impulsionaram as vendas deste setor neste período.
Como aumento da demanda por suplementos, surgem oportunidades para a versatilidade na forma de suplementação. Grande parte dos suplementos alimentares se apresentam na forma de cápsulas ou comprimidos, o que muitas vezes limita o uso por crianças e idosos com dificuldade de deglutição. Muitas vezes são necessárias de 2-6 cápsulas por dia, sendo que os suplementos necessitam ser tomados por um longo período (meses ou até anos). Além disso, o tamanho destas cápsulas e comprimidos também podem ser um limitador para o usuário, levando à descontinuidade da suplementação.
Outro fator importante que pode impactar na forma do suplemento e na quantidade necessária são as características químicas dos nutrientes1,2. Os nutrientes lipossolúveis, ou seja, solúveis em óleos, apresentam uma grande dificuldade de absorção (baixa biodisponibilidade)1,2. Isso impacta no tamanho e número de cápsulas ou comprimidos necessários para atingir a dose realmente efetiva. Como exemplo, podemos citar o ômega-3, constituído pelos ácidos graxos poli-insaturados EPA e DHA, encontrado fundamentalmente no óleo de peixe e alga. Um dos principais benefícios do ômega-3 é a redução dos níveis de triglicerídeos, sendo necessário a ingestão de 1-2g diária. Assim, para alcançar estas doses é necessário tomar muitas vezes entre 02-06 cápsulas por dia, sendo uma prática desconfortável e pouco conveniente para o usuário.
Vários nutrientes importantes que proporcionam benefícios significativos para promoção da saúde e prevenção de doenças também possuem baixa biodisponibilidade. Alguns exemplos clássicos são a cúrcuma, coenzima Q10, os carotenoides como a luteína, licopeno e astaxantina, os ácidos graxos poli-insaturados oriundos da linhaça, chia, borragem e prímula, resveratrol, as catequinas do chá verde, entre outros. 1,2
Deste modo, uma inovação para a área de suplementos alimentares é o desenvolvimento de sistemas de liberação utilizando a nanotecnologia.1,2,3 Estes sistemas são capazes de melhorar a solubilidade em água e garantir uma maior absorção dos nutrientes lipofílicos. 1,2,3 Com isso, há um aumento significativo da biodisponibilidade, uma vez que uma maior concentração dos nutrientes alcançará a corrente sanguínea, proporcionando uma maior distribuição no corpo e, consequentemente, atingindo os alvos celulares com muito mais eficácia e com menores doses.1,2,3
Há estudos comprovando que estes sistemas representados por Nanoemulsões, Lipossomas, Nanopartículas Lipídicas Sólidas e Nanocarreadores Lipídicos promovem um significativo aumento da biodisponibilidade de nutrientes como luteína, ômega-3, coenzima Q10 e cúrcuma, apenas para citar alguns exemplos.4,5,6,7
Com uso destes sistemas é possível inovar nas formas de apresentação para a suplementação alimentar. Estes sistemas, por aumentarem a solubilidade em água, devido ao reduzido tamanho das partículas, podem ser facilmente veiculados em bebidas e alimentos (ex. Iogurte, leites, saches, géis).
Assim, a inovação na área de suplementação alimentar necessariamente vai embarcar a nanotecnologia na forma de sistemas de liberação para veiculação de nutrientes visando melhor eficácia, aderência e experiência do consumidor.
Em algum momento, a associação destes nutrientes altamente eficazes com a inteligência artificial e os dispositivos de medida, seremos capazes de personalizar e ajustar a suplementação necessária para cada paciente de maneira online, com o apoio de dispositivos eletrônicos.
1. Kuentz M. “Lipid-based formulations for oral delivery of lipophilic drugs.” Drug Discov Today Technol. 9(2):e71-e174 (2012).
2. Hsu, C.-Y., et al. Use of Lipid Nanocarriers to Improve Oral Delivery of Vitamins. Nutrients 11, 68 (2019).
3. Rein, M. J. et al. Bioavailability of bioactive food compounds: a challenging journey to bioefficacy. Br. J. Clin. Pharmacol. 75, 588–602 (2013).
4. Vishwanathan, R., et al. Bioavailability of a Nanoemulsion of Lutein is Greater than a Lutein Supplement. Nano Biomed. Eng. 1, 38-49(2009).
5. Yang, S. Preparation, in vitro Characterization and Pharmacokinetic Study of Coenzyme Q10 Long-Circulating Liposomes. Drug Res. 68(05): 270 – 279 (2018).
6. Briskey et al. “Increased bioavailability of curcumin using a novel dispersion technology system (LipiSperse).” Eur J Nutr.;58(5):2087-2097 ( 2019).
7. Komaiko, J., Sastrosubroto, A. & McClements, D. J. Encapsulation of ω-3 fatty acids in nanoemulsion-based delivery systems fabricated from natural emulsifiers: Sunflower phospholipids. Food Chem. 203, 331–339 (2016).
*Por Dr. Daniel Roberto Callejon, farmacêutico-bioquímico com Pós graduação em área de Ciência Farmacêuticas. Atuando como empreendedor por 10 anos. Foi Cofundador da Lychnoflora e atualmente é cofundador de Yosen, atuando na área de P&D&I de produtos nanotecnológicos para os setores farmacêuticos, cosméticos, nutracêutico e veterinário.