O uniforme traz vantagens tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. A seguir, mostraremos as principais delas, além de mostrar sobre os tipos de tecidos que podem ser escolhidos, bem como a composição visual das peças.
Continue a leitura nos tópicos a seguir e confira!
Veja quais são as vantagens do uso de uniformes em restaurante
Erick Nerback, diretor da empresa de uniformes Bragard, explica que o uso de uniformes em restaurante tem vários benefícios, além do óbvio de manter a higiene e proteção. "Quando opta pelo uso do uniforme, um restaurante ganha um visual coerente em frente ao seu público. Isso pode ser percebido pelo trabalho que é feito com a identidade visual da marca, por exemplo" diz.
Para os funcionários, o uso de uniformes em restaurante também é vantajoso. Nerback comenta que vestimenta valoriza o empregado. “As peças simplificam a identificação do cargo do usuário, para que o cliente saiba a quem se direcionar”.
Conheça os tipos de uniformes mais recomendados
Existem diferentes tipos de uniformes que podem ser utilizados em estabelecimentos gastronômicos. O especialista comenta que é necessário observar diferentes aspectos, de acordo com o ramo de atuação do empreendimento. “Para bares, cafés, docerias e padarias recomendamos modelos mais modernos, que complementem a imagem da empresa e dos seus produtos”.
Para os chefs, ele indica peças tradicionais, em cores claras. Já para os auxiliares, produtos resistentes, que sejam fáceis de lavar e passar.
Saiba como escolher os melhores tecidos para uniformes
A escolha de tecidos também é um ponto importante, quando falamos no uso de uniformes em restaurante. Nesse sentido, o melhor é sempre optar por combinações de poliéster e algodão. “O poliéster é muito resistente e, quando combinado com o algodão, oferece um produto de longa durabilidade e muito agradável para o colaborador”, destaca Nerback, ao comentar sobre o melhor material para o uniforme dos profissionais da cozinha.
Porém, para as pessoas que atendem o público, como garçons e caixas, o profissional recomenda o uso de peças especiais, como as feitas com algodão egípcio. Ele também comenta que é preciso evitar peças feitas 100% em poliéster. Isso porque “esses tecidos são quentes demais para o usuário”.
Entenda como escolher as cores e elementos visuais do uniforme
Muitas vezes os restaurantes querem inovar e escolher cores diferenciadas, porém isso não é recomendado. Nerback orienta que os restaurantes e hotéis tentem usar peças com cores brancas e apliquem os seus logotipos ou nomes bordados na cor desejada.
Para exemplificar os perigos de optar por outras cores, o especialista traz um exemplo prático. “Se a sua empresa for comprar uma camisa com um friso de um certo tom de azul, isso poderá resultar em vários problemas. O modelo precisa ser desenhado especificadamente para o seu negócio, limitando a escolha do fornecedor e aumentando o tempo de entrega. Um tecido diferente pode ter problemas na lavagem, e, na hora de repor o produto, ele dificilmente terá o mesmo tom. Finalmente, a sua empresa terá que fazer um pedido com uma quantidade mínima cada vez e manter um estoque. Tudo isso encarece a compra”, finaliza.