Gerir um restaurante exige habilidades que vão além de produzir e oferecer alimentos de qualidade. Conhecimentos em gestão, finanças, recursos humanos e marketing também são indispensáveis para quem quer garantir uma vantagem sobre a concorrência.
Thais Souza, consultora do Senac para a Fispal Food Service, comenta que três cursos podem servir como base para pequenos e médios restaurantes. “Contabilidade, Gestão de Custos e Estratégias de Mídias e Marketing são muito úteis para esse tipo de gestor”, conta. Para a consultora, os conhecimentos adquiridos nesse custo são essenciais, pois garantem às PMEs uma visão mais profissional da gestão.
Com a base definida, é hora de se especializar. “Os cursos livres, que duram de um dia a um mês, são bons para se manter atualizado e entender os conceitos centrais. Mas para continuar crescendo, é preciso investir em especialização”, explica. Cursos técnicos de um ano, graduação, pós-graduação e extensões são alguns dos formatos possíveis. “Existe uma ampla gama de opções disponíveis, inclusive na área da gastronomia. Basta escolher uma das áreas e se aprofundar”, conclui.
Em um setor competitivo como o do Food Service, conhecimento é um diferencial cada vez mais valorizado. Apostar em formações técnicas e universitárias é uma maneira de adquirir informações e experiências que ajudam a impulsionar seu negócio.