Propaganda em telas, atendimento virtual, menu board. São muitas opções de tecnologias para restaurantes disponíveis atualmente. Nesse sentido, um serviço que tem crescido muito ultimamente é a chamada digitalização do cardápio ou cardápio digital.
O cardápio digital é uma nova forma de ampliar a experiência do cliente no restaurante ou fora dele, por meio do serviço de delivery.
Nele, todo menu pode ser acessado por meio de dispositivos móveis e apresentam uma descrição completa dos pratos e bebidas, assim como dos ingredientes utilizados. Também é possível ampliar a experiência oferecendo a possibilidade de sugerir harmonização de pratos e bebidas, além de dar dicas de acompanhamentos.
Esse é um dos tipos de tecnologias para restaurantes vem evoluindo a tal ponto que o cardápio digital também pode ser disponibilizado em placas na mesa, displays, porta-guardanapos e até em bolachas de chopp – tudo graças ao QR Code, que é um tipo de código que, uma vez acessado por meio dos dispositivos móveis, oferece o cardápio ao cliente.
Existe, ainda, empresas que fornecem o cardápio digital com acesso em mais de 12 idiomas, ampliando ainda mais o alcance do público.
Vantagens do cardápio digital
São muitos benefícios de se digitalizar o cardápio nos restaurantes:
- Estimula os sentidos dos clientes, por meio de fotos de alta qualidade e um texto caprichado, com sugestões e dicas;
- É uma das tecnologias para restaurantes que facilita a escolha do cliente, por meio de buscas simplificadas;
- Permite maior interação com o cliente, tornando-o fiel ao estabelecimento (se ele tiver uma boa experiência, é claro);
- Agiliza o atendimento e a preparação dos pratos;
- O cardápio passa a ser atualizado com um menor custo, pois não é necessário reimpressões e novos encadernamentos.
“Hoje, cada vez mais os consumidores utilizam a tecnologia (celulares) para tomar a decisão de compra. Já não é mais possível separar o mundo físico do digital”, afirma Felipe Lastowiska, co-fundador e diretor de TI do Epadoca. No caso dessa empresa, o cardápio digital vem com o objetivo de oferecer essa nova experiência ao consumidor por parte das padarias.
“As padarias também precisam se atualizar para atender essa nova geração. Pensando nisso, o cardápio digital vem com o objetivo de oferecer uma melhor experiência para o consumidor, fazendo com que ele consiga obter muito mais informação sobre cada produto de forma rápida e prática, como por exemplo: Fotos que dão água na boca, informações nutricionais e até mesmo promoções ao abrir o cardápio”, diz.
Além da digitalização do cardápio, oferecer o serviço de delivery aos clientes das padarias cadastradas no sistema pode chegar a representar entre 10% e 20% do faturamento.
A estrutura necessária é simples: o recebimento dos pedidos pode ser feito por meio de um computador com internet. Além disso, o treinamento da equipe e acompanhamento mensal com suporte técnico 24 horas, para a gestão da ferramenta são essenciais.
E então, gostou de saber que é possível implantar mais uma dessas tecnologias para restaurantes e demais estabelecimentos food service? Para ficar por dentro de todas as novidades do segmento, clique aqui e confira todos os nossos artigos sobre restaurantes da Fispal Food Service!