A gestão de bares e restaurantes nem sempre é simples de se fazer. No entanto, você que é empreendedor pode contar com a ajuda da tecnologia para auxiliá-lo desde o controle financeiro do seu negócio, até a gestão de compras e de estoque.
Neste post, você vai saber qual é a importância da tecnologia na gestão de bares e restaurantes, como o mercado food service utiliza as novidades tecnológicas e quais delas podem ser inseridas no seu negócio com o objetivo de melhorar o atendimento e a experiência do cliente.
Qual é a importância da tecnologia na gestão de bares e restaurantes?
Segundo o professor da Universidade Anhembi Morumbi, Ubiratan Miranda, atualmente é praticamente impossível pensar em um empreendimento de restauração ou de food service sem o emprego da tecnologia.
“Isto pode ser observado desde os estabelecimentos mais simples aos mais sofisticados e, obviamente, o emprego da tecnologia é proporcional ao porte do negócio. Como exemplo, podemos citar o uso de meios eletrônicos de pagamento, comum até nos estabelecimentos mais simples”, explica o professor.
Como o mercado food service utiliza as novidades de tecnologia?
De acordo com Ubiratan, a tecnologia é aplicada em praticamente toda a cadeia produtiva, isto é, do fornecedor ao consumidor. Os restaurantes, por exemplo, empregam a tecnologia nas suas atividades de back of the house, nos processos de compras, controle de estoques, controles de custos e de pessoal, entre outros.
Segundo Miranda, na produção, a tecnologia está presente em equipamentos sofisticados como fornos combinados, sous vide, entre outras. Já no salão do restaurante, o professor explica que hoje é comum os pedidos serem feitos em uma comanda eletrônica, que transmite online os pedidos diretamente para a cozinha e o bar.
Quais as tecnologias podem ser inseridas nos bares e restaurantes?
Como explica Miranda, existem algumas tecnologias que já estão sendo aplicadas nos bares e restaurantes com o objetivo de melhorar o atendimento e a experiência do cliente. De acordo com o professor, pode-se notar que os restaurantes do segmento “quilo” utilizam TV’s de alta definição para entreter os seus comensais durante a refeição.
“Os tablets também estão sendo utilizados como cardápios eletrônicos, onde o cliente escolhe seu prato e obtém uma série de informações sobre os ingredientes e possíveis harmonizações com bebidas, tendo acesso há um espectro maior de informações. Numa linha mais sofisticada é possível projetar sobre a mesa de refeição uma sequência animada, mostrando a produção dos pratos da entrada às sobremesas”, enfatiza o professor.
Quais as tendências de tecnologia que estão por vir para esse setor?
Práticas que melhoram a experiência do cliente
Para os próximos anos, a tendência é que os estabelecimentos food service invistam ainda mais em práticas que melhoram a experiência do cliente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os jovens que têm entre 16 e 34 anos pagam mais por uma boa experiência de compra, e 37% deles nem pensam em economizar.
No século em que a informação é a chave para o sucesso de qualquer negócio, é necessário encantar os clientes para que eles se identifiquem com sua marca e ao mesmo tempo, promovam seu negócio para outras pessoas. No entanto, como fazer isso?
Investindo num bom atendimento. Por isso, para melhorá-lo, muitos estabelecimentos investem em ferramentas tecnológicas que garantem a agilidade e o conforto, e ao mesmo tempo, melhoram a experiência do cliente desde a hora que ele faz o pedido até quando recebe a conta.
Automatização do atendimento
Quando se pensa na gestão de bares e restaurantes, o atendimento se torna uma das maiores preocupações dos gestores. Pois, é o atendimento o grande responsável por fidelizar ou afastar os clientes. Por esse motivo, você deve investir em tecnologias que melhoram o atendimento.
A automação do food service é uma das grandes tendências dos bares e restaurantes em 2018. Com a automatização, o garçom deixa os tradicionais blocos de papel de lado e o atendimento é realizado diretamente da mesa com tablets ou smartphones, que enviam informações de maneira automática para a cozinha.
Este tipo de tecnologia permite que o trabalho se torne ainda mais rápido e prático, fazendo com que o cliente fique satisfeito com o atendimento.
Tecnologia em nuvem
Outra tendência do mercado food service é utilizar a tecnologia em nuvem para armazenar os dados da empresa. Com essa tecnologia, seus dados são guardados em servidores remotos, o que evita que as informações mais importantes fiquem em dispositivos físicos.
Além da redução de custos com os equipamentos, a vantagem é a segurança no armazenamento.
Cardápio eletrônico
O cardápio digital também é uma grande tendência para 2018. Essa tecnologia tem como vantagens a maior agilidade do atendimento, a redução nos custos com as mudanças no menu e a diminuição dos erros.
O cardápio eletrônico também proporciona uma experiência única ao cliente, pois permite eles façam seus pedidos de uma maneira mais rápida e prática. Basta utilizar um tablet ou smartphone para isso.
Viu como a tecnologia está mudando a gestão nos bares e restaurantes? Agora que você já sabe, que tal inserir as novidades tecnológicas na sua empresa?